Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

expansão

Cessão de uso de terrenos é oficializada ao IFRN

Instituto irá receber Câmpus Ceará Mirim e nova unidade do Câmpus Cidade Alta, nas Rocas

Publicada em 05/10/2012 Atualizada há 1 ano

Assinatura da Cessão dos novos terrenos do IFRN

Na manhã de ontem, dia 4, foi oficializada a cessão de uso de terrenos para o IFRN, em solenidade nas obras do futuro Câmpus Ceará Mirim. A assinatura de cessão foi documentada por Paula Maria Mota Lara, secretária do Patrimônio da União, Yêda Cunha de Medeiros, Wyllys Abel Farkatt Tabosa - reitor em exercício do IFRN e Lerson Fernando, diretor do Câmpus Cidade Alta. Além do terreno do Câmpus Ceará Mirim, também foi oficializado o terreno da Rotunda, localizado no bairro das Rocas, onde será instalada nova unidade do Câmpus Cidade Alta.

A Rotunda era uma espécie de galpão que recebia locomotivas. A que foi cedida ao IFRN é uma das cinco ainda existentes no Brasil e possui uma área de 9.551 m². Ela fica localizada no sítio histórico da Refesa (Rede Ferroviária Federal S.A.). "Como patrimônio nacional, a nova unidade do IFRN irá restaurar e manter viva a Rotunda, em sua estrutura, história e importância", afirma a secretária Paula Maria.

Já no terreno de Ceará Mirim, que totaliza 100 mil m², as obras de construção do novo Câmpus já estão bastante avançadas. A previsão de entrega é para março de 2013, porém as aulas têm previsão para se iniciarem apenas no segundo semestre. Segundo Emanuel Henrique Gomes Paiva, engenheiro do Instituto e fiscal da obra, o câmpus contará com 23 salas de aula, 18 laboratórios, auditório, pátio de convivência, biblioteca e área esportiva.
 
Além do Câmpus Ceará Mirim, em 2013 o IFRN contará com os câmpus Canguaretama e São Paulo do Potengi. O crescimento é fruto do programa do governo federal para expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cada um dos novos câmpus, como também a unidade do Câmpus Natal Cidade Alta que será construída na Rotunda, em pleno funcionamento, atenderá cerca de 1.200 alunos regulares. "Mas se contarmos com os cursos não regulares e com os programas e projetos oferecidos pelo IFRN, cada uma das unidades poderá atender até 3000 beneficiados", pontuou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa.
 
Estavam presentes à solenidade de assinatura de cessão dos terrenos de Ceará Mirim e da Rotunda a equipe de engenharia da ECCL Empreendimentos e Construções Limitada (responsável pela construção do Câmpus Ceará Mirim); a Diretoria de Engenharia e Infrestrutura do IFRN; a equipe gestora do Instituto - Reitoria, Câmpus Natal-Cidade Ata e Nova Cruz - e a equipe do Patrimônio da União.