Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Expressão artística

Campus será palco de oficina de dança gratuita

As oficinas de dança contemporânea são abertas à comunidade externa.

Publicada em 13/10/2022 Atualizada há 1 ano

Cada oficina oferece 20 vagas para interessados com mais de 16 anos.

A professora, pesquisadora e artista Ana Claudia Viana está oferecendo três oficinas de dança contemporânea gratuitas no IFRN Central e nas Rocas, a partir desta sexta-feira (14). As atividades fazem parte do projeto de pesquisa “Habitar(-se) (n)o espaço: uma experiência em dança contemporânea nas práticas pedagógicas da educação profissional”, aprovado em edital de processo seletivo para bolsa de pós-doutorado.

O Campus Cidade Alta do IFRN oferecerá a oficina “Um lugar de partida – Dança Contemporânea”, nas segundas e quartas, das 18h às 19h30, a partir do dia 17 de outubro até 30 de janeiro de 2023. O IFRN Central irá abrigar a oficina “Experiências do corpo – Sensibilização corporal”, que acontecerá no período de 14 de outubro a 13 de janeiro de 2023, nas sextas-feiras, das 7h30 às 8h30. A oficina “Um lugar de partida – Dança Contemporânea” ocorrerá nas segundas e quintas, das 12h às 13h, no período de 17 de outubro a 23 de janeiro de 2023.

Cada oficina oferece 20 vagas e são abertas para o público em geral, comunidade interna e externa do IFRN, com faixa etária de 16 anos. As inscrições para as três oficinas estão sendo realizadas de forma online, através do Instagram @oficinasdocorpoifrn no link disponível na bio (https://linktr.ee/oficinasdocorpoifrn).

Segundo Ana Cláudia, a oficina de experiências do corpo pretende possibilitar vivências com elementos dos processos criativos da dança contemporânea referentes à preparação corporal para os estados poético, criativo e relacional. Para participar não é preciso ter experiência anterior com dança.

“A oficina Um lugar de partida é uma aula que se coloca como uma experiência voltada à consciência do corpo e à experiência da criação artística, tendo a dança contemporânea como centralidade do processo”, informou Ana Cláudia. E assim como a outra, não há necessidade de experiência prévia.

A professora explicou que o trabalho será norteado a partir de dispositivos, métodos e técnicas como: Método Dança-Educação Física; elementos de sensibilização corporal relacionados à Educação Somática, Dança Criativa, Dança Contemporânea, dinâmicas colaborativas.

Ana Cláudia Viana

Artista da Dança com mestrado em Artes Cênicas e doutorado em Educação, desenvolve desde 2010 um trabalho que integra dança e artes visuais nos seus estudos, preparações corporais, oficinas, aulas, processos de criação e espetáculos. Atualmente, é sócia do Espaço A3, onde realiza seu trabalho em parceria com o artista visual Daniel Torres e pós-doutoranda pelo IFRN/PPGED, com um trabalho de visa a ocupação das unidades do IFRN – Rocas, Rio Branco e Natal-Central a partir da oficina em dança contemporânea Um Lugar de Partida. Site: www.anaclaudiaviana.art.br e Canal YouTube: Ana Claudia Viana.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas