Internacionalização

Campus realiza evento em parceria com universidade francesa

O evento teve como debate central questões relacionadas a gênero e arbitragem.

Publicada em 12/05/2022 Atualizada há 1 ano

Ocasião contou com a participação da professora, Julie Thomas, da Université Jean Monnet.

São diversos os acordos, parcerias e projetos que o IFRN firmou com instituições europeias. A ampliação das relações internacionais acontece na busca de intensificar a realização de novas ações, especialmente, de mobilidade internacional de estudantes do IFRN. Formalizando nova parceria, durante a manhã do dia 04 de maio de 2022, o Campus Natal-Cidade Alta sediou o Evento de Formação em Lazer, em colaboração com a Université Jean Monnet.

O evento de Formação em Lazer teve como debate central o gênero e a arbitragem. Na ocasião, foram dialogadas questões que vêm sendo trazidas por Julie Thomas, professora e interlocutora da Universidade francesa. A pesquisadora apresentou o fruto de sua tese doutoral, em que pesquisou árbitros jovens de handebol da França: “Trazendo diversos elementos que nos levam a refletir sobre a formação, relações de poder e consolidação da carreira de árbitros nas diferentes modalidades esportivas, essa pesquisa estabelece interseções com as questões de gênero e torcida”, explica.

A formação em Lazer fez parte de um conjunto de ações que a Reitoria do IFRN realizou com a professora Julie Thomas. A parceria entre as duas instituições pretende possibilitar ações nas áreas de Educação Física. “O acordo também poderá beneficiar a mobilidade de servidores técnico-administrativos, docentes e pesquisadores”, disse a Julie, que desde 2019, possui cooperação com o IFRN.

Futuro Mestrado em Lazer e Educação

Como desdobramento desta formação, é esperada a formalização de parcerias entre docentes de ambas instituições em trabalhos de pesquisa conjuntos. "Também esperamos um intercâmbio de docentes e discente nos cursos de pós graduação ofertados por Jean Monnet e o Campus, após aprovação do mestrado profissional em lazer e educação” comenta Aniele Morais, professora do IFRN. "O próximo passo é submeter a proposta curricular do Mestrado em Lazer e Educação para o Capes no meio deste ano. É previsto que o mestrado surja dentro de um viés de internacionalização, por isso, nós acreditamos na importância desses momentos de diálogos, produção coletiva e conjunta de acordos institucionais com a universidades estrangeiras", acrescenta a professora.

extensao
pesquisa