Gestão

Campus recebe parlamentares para debater ações e emendas

Participaram do encontro o deputado estadual Ubaldo Fernandes e o vereador de Natal, Herberth Sena

Publicada em 14/10/2021 Atualizada há 1 ano

Na manhã da última quarta-feira (13), o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio, e o diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, receberam, na Unidade Rocas do Campus, o deputado estadual Ubaldo Fernandes e o vereador de Natal, Herberth Sena.

O encontro, que contou, também, com a presença do coordenador de Extensão, Jayr Alencar Lima, e o produtor cultural Giovanny Gerolla, teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pela Instituição, no sentido de viabilizar recursos financeiros, através de emendas parlamentares, para o IFRN.

"O trabalho que estamos fazendo com a base da bancada parlamentar, seja a municipal, estadual ou federal, é importante porque temos a oportunidade de aproximar a instituição dos parlamentares, na perspectiva de uma política institucional. Aproximar mostrando o que é feito em nossa instituição e o quanto isso representa pra cidade como um todo. Então, esse momento inicial foi muito rico, tivemos a oportunidade de mostrar as dependências da instituição, as potencialidades que nós temos e da necessidade de um envolvimento político em ações para o fortalecimento da gestão como um todo", destacou o reitor José Arnóbio.

Desafios

Fazem parte dos desafios colocados pelos gestores: alterar o nome do Campus para um que retrate melhor o contexto onde passará a funcionar completamente o Instituto; fazer a gestão orçamentária diante das quedas de receitas anualmente; ofertar Projetos de Pesquisa e Extensão com cursos, eventos e oficinas na área de lazer para a comunidade; ampliar equipamentos de práticas, entre outros. Além disso, foram citados outros projetos à espera de recursos, como a conclusão da pista de skate; a construção da piscina; a construção da cobertura para garagem dos ônibus institucionais; a ampliação do telhado do ginásio; a reestruturação do acesso de pedestres ao Campus; e a organização do espaço do Memorial do Trem.

Direcionamentos

“Fomos convidados a conhecer os conceitos e os projetos futuros do IFRN em benefício das comunidades da Zona Leste, e saímos daqui com uma noção maior de como é importante esse Instituto para nossa região e vamos trabalhar mais em conjunto”, disse o parlamentar estadual, Ubaldo Fernandes, sugerindo, ainda, cursos ligados à pesca para a comunidade, uma vez que 20% da população local vive dessa atividade econômica, além de informar que tentaria viabilizar questões de mobilidade urbana, além de recursos estaduais de sua emenda parlamentar para capeamento asfáltico com o aumento da demanda local e outras iniciativas conjuntas.

O diretor-geral, Ayres Nogueira, apresentou aos parlamentares o histórico da Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta. O vereador Herberth Sena destacou que trabalhariam, também ,junto à bancada federal, no sentido de alocar recursos para o Campus, e colocou seu mandato à disposição para ampliar ações em prol da comunidade circunvizinha.

Com colaboração da assessoria do deputado Ubaldo Fernandes.