Campus realizará exercício simulado de abandono do prédio em caso de incêndio

Atividade faz parte da VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e contará com sorteio de brindes ao final do exercício

Publicada em 16/11/2022 Atualizada há 12 meses

Atividade é a única realizada de forma presencial da VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2022.

A unidade Rocas do Campus Natal – Cidade Alta (IFRN) realizará, no próximo dia 23, quarta-feira, um exercício simulado de abandono dos prédios, que ocorrerá pontualmente às 16hs, informou a Comissão Interna de Brigada de Incêndio. O objetivo da atividade, a única presencial do IFRN/CAL para a VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2022) é treinar as comunidades dos campi para, numa situação de emergência, saírem calmamente das instalações do instituto, caminhando até um ponto de encontro previamente combinado.

A ideia é que todas as atividades acadêmicas e administrativas estejam ocorrendo regularmente até o momento do toque da sirene para evacuar os prédios, quando todos os presentes no Campus, sem exceção (alunos, servidores, terceirizados e até mesmo visitantes) deverão se dirigir à quadra poliesportiva.

Alguns servidores e alunos, em apoio à equipe da Comissão de Brigada de Incêndio, estarão espalhados pelas áreas externas e corredores de salas para melhor conduzir a comunidade até o ponto de encontro. “Numa situação real de emergência envolvendo incêndio, sabemos que o abandono do Campus se daria pelas portas da frente, para a rua, mas o planejamento repassado pela Reitoria aos campi é que seja previamente combinado o melhor ponto de encontro dentro dos muros, porque a ideia é concentrarmos a comunidade para que possamos ter um controle preciso do tempo mínimo necessário para que todos estejam a salvo – relativo ao número de pessoas ocupantes de todas as instalações do CAL”, informa Giovanny Gerolla, produtor cultural que integra a equipe de Extensão do IFRN/CAL e membro da Comissão de Brigada.

Desde o toque da sirene até que todos estejam reunidos na quadra, o tempo de abandono será cronometrado. A meta institucional é que toda a comunidade consiga chegar à quadra poliesportiva no tempo médio de três minutos ou mais, se necessário. De acordo com um dos membros da Comissão de Brigada de Incêndio, “Por volta de 14hs iniciaremos uma distribuição de senhas para controlar quantas pessoas participarão do simulado, é importante que todos estejam presentes para participar, mesmo quem não tem aula nem expediente de trabalho no período da tarde, receberá uma senha. Basta estar na área”. Depois da concentração e do sorteio de brindes entre os alunos e servidores presentes, as atividades do Campus seguirão normalmente.

A SIPAT é um evento sistêmico organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do IFRN, que acontece entre 22 e 25 de novembro, e poderá ser acompanhada online, pelo canal oficial do IFRN no Youtube.

extensao
pesquisa