Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arte e Cultura

Campus promove o Festival de Artes Cênicas do Ensino Médio

Evento ocorre nos dias 26 e 27 de janeiro, no Campus Natal Central do IFRN

Publicada em 23/01/2023 Atualizada há 1 ano

O projeto deste ano homenageia os 70 anos do Teatro de Arena

O já tradicional Festival de Artes Cênicas do Ensino Médio do IFRN Cidade Alta agora está em conexão com o Campus Natal Central para celebrar a parceria entre seus Núcleos de Arte. Depois de dois anos sem acontecer de forma presencial, o Festival volta a receber o público externo nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023, com uma novidade: as apresentações acontecerão no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no CNAT.

Nesses dois dias, seis grupos de teatro do Campus Natal Cidade Alta, formados a partir da disciplina Arte, módulo Artes Cênicas, vão estrear suas montagens teatrais e intercambiar experiências com vistas a retomada do Grupo Falas e Pantomimas, vinculado ao NUARTE do CNAT. A ideia é que este intercâmbio possa fortalecer a cultura teatral nos dois campi, promovendo diálogos e trocas de experiências que possam impulsionar novas produções e expressões cênicas.

O projeto deste ano homenageia os 70 anos do Teatro de Arena, importante grupo de teatro de São Paulo que impulsionou autores nacionais nos anos 1950, 60 e 70, colocando em pauta temas sociais e políticos do Brasil de então e projetando nomes como Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Oduvaldo Viana Filho.

A turma do primeiro ano de lazer apresentará, com a Cia Teatral Suassunas, o espetáculo “O Auto do Mandacaru” e com a Cia Catadores de Sonhos quatro extratos cênicos com foco nas desigualdades sociais do Brasil de hoje, “A Feira de Contos”. A Potyguara Companhia Teatral traz na peça “Obsolescência Programada” um retrato distópico de opressão do estado sobre o indivíduo e Os Renegados do Teatro apresentam “Grupo Renegado (Re)Conta “O Saber Não Pode Acabar, Seu Edgar””, ambos grupos do 2º ano de multimídia matutino. Já a turma do 2º ano de Multimídia Vespertino traz uma releitura do clássico Arena Conta Zumbi intitulado “Ave Zumbi”, com o Grupo Teatral Diversidade, e Última Rodada”, uma peça criada pelo Grupo Jogo de Panelas sobre o universo do futebol inspirada em Chapetuba Futebol Clube, de Vianinha.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas