Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONANE

Campus participa de discussão sobre novas alternativas de educação

A Conane aconteceu de 20 a 22 de junho, em Brasília/DF

Publicada em 28/06/2019 Atualizada há 12 meses

Servidoras participam de discussão na Conane 2019

O Campus Natal – Cidade Alta do IFRN marcou presença na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação – Conane – 2019, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Brasília/DF. O Campus teve representação em dois momentos distintos com o propósito de relatar e compartilhar suas experiências, além de ter sido convidado para a reunião de planejamento com as coordenações regionais da Conane no Brasil.

O relato intitulado "IFRN-Campus Natal Cidade Alta: um projeto de mudança em construção" foi apresentado na atividade "Caminho dos Projetos", com o objetivo de compartilhar o percurso institucional na busca de mudanças que envolvem um novo olhar para o estudante, para a função da escola e para vivência da educação. As servidoras Gilvana Galeno, Gabriela Raulino e Monique Leitão falaram sobre as visitas técnicas realizadas a outras instituições a fim de conhecer novos modelos e práticas escolares, sobre a experiência da criação da Comissão de Plano de Educação e sobre a proposta de mudança curricular que está sendo discutida para o curso de Guia de Turismo. Além disso, trouxeram a importância da gestão democrática, suas dificuldades e desafios. 

O campus também teve representação na roda viva denominada “Ensino Médio Inovador nos Institutos Federais”, junto com o Campus Brasília do IFB. Na ocasião, foram relatados os desafios do IF's na elaboração de propostas alternativas para um modelo educacional mais inclusivo, transdisciplinar, com maior protagonismo do estudante, mais integrado com a comunidade e de gestão realmente democrática. 

Na avaliação das servidoras, a participação sistemática no evento tem proporcionado significativas troca de experiências e construção de parcerias com diversas instituições de ensino, sempre pensando novos olhares para uma educação conectada com o compromisso de transformação da sociedade. “Cada vez mais, a Conane tem se consolidado como um fórum onde fortalecemos nossa esperança e nossas redes em prol da construção de alternativas para uma nova educação no Brasil”, destaca Gabriela Raulino.

 


IFRN NA CONANE


O Campus Natal – Cidade Alta do IFRN vem marcando sua participação na conferência desde a última edição nacional em 2017, em Brasília. Em 2018, o campus realizou a I edição da Conane-RN, em Natal. No ano de 2019, três representantes estiveram na edição paraibana, todos membros da Comissão de Plano de Educação, criada com objetivo de discutir caminhos para implantar alternativas educacionais no campus.

Nesta última edição nacional, o IFRN Cidade Alta participou da reunião das Conanes regionais reafirmando o compromisso de contribuir com o fortalecimento da rede Conane, as possibilidades de publicações e intercâmbios de educadores. 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Campus recebe a Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação
IFRN participa de evento sobre alternativas para uma nova educação

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas