Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIÊNCIA E HUMANIDADE

Campus participa da celebração pelo Dia Mundial do Lazer

Atividades serão reproduzidas no Instagram do curso Técnico em Lazer

Publicada em 13/04/2021 Atualizada há 1 ano

Programação começa às 16h desta sexta, 16/4

A partir das 16h do dia 16 de abril de 2021 será celebrado o Dia Mundial do Lazer. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, representado pelo Campus Cidade Alta (CAL) participará da programação geral do evento, uma iniciativa da Organização Mundial do Lazer (WLO), coordenada pelo Centro de Excelência em Estudos do Lazer (Wlce) em conjunto com o Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer (Lagel), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each/USP), e o Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Docentes e e estudantes do Curso Técnico de Lazer, do Curso Superior de Gestão Desportiva e de Lazer junto à Coordenação do Museu do Brinquedo Popular e da Brinquedoteca do Campus estão envolvidos no planejamento,  divulgação e realização de várias atividades sobre o lazer. O público em geral poderá apreciar toda a programação das atividades do IFRN em comemoração à data no perfil no Instagram do curso Técnico em Lazer do Campus Natal-Cidade Alta

Ação mundial

Além do IFRN, o evento contará com a participação de organizações parceiras e convidadas do Brasil e da América Latina, assim como de Centros de Excelência em Estudos do Lazer localizados no Canadá, China, Holanda, Hungria e Nova Zelândia. A programação será híbrida (online e presencial), englobando atividades fundamentadas nos chamados conteúdos culturais do lazer, por meio das ações físico-esportivas, sociais, turísticas, intelectuais, artísticas, virtuais e manuais.

"Sabendo que as práticas e os hábitos reproduzidos no tempo de lazer denotam parte importante na construção da identidade e na promoção da saúde e do bem-estar dos indivíduos nos mais distintos contextos socioculturais, os variados interesses em torno da prática de leitura, viagens, culinária, esportes, dentre tantas outras, impactam nossas relações sociais bem como o desenvolvimento e bem-estar do nosso corpo e saúde. É neste sentido que o lazer se configura como uma necessidade fundamental na sociedade contemporânea, que deseja ardentemente alcançar a felicidade e o bem-estar, por se constituir - em muitos momentos - lugar de expressão e engajamento na vida democrática e de valorização das relações sociais", disse Augusto Dantas, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer do Campus Cidade Alta

Já a coordenadora do Curso Técnico de Lazer do IFRN, Aniele Morais, disse acreditar que a visibilidade dada ao campo do lazer vem sendo reforçada no último ano pela pandemia da Covid-19, "onde pode-se observar a importância do lazer na vida cotidiana como fator de desenvolvimento humano, declarou. Segundo Aniele, "O evento não é só importante somente agora,  mas devemos entender sua relevância, principalmente neste período de distanciamento social, onde precisamos nos ressignificar em casa. Assim, iremos debater os interesses e manifestações de lazer nas diversas contextualizações e interesses culturais de forma que possibilite a manutenção da qualidade de vida e saúde mental” explicou.

Acesse

Perfil no Instagram do Curso Técnico em Lazer

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas