Campus divulga o Plano de Retorno Presencial Gradual das Atividades

Retorno às aulas presenciais devem ocorrer dentro de etapas

Publicada em 06/12/2021 Atualizada há 1 ano

Plano prioriza todas as condições de biossegurança

O diretor-geral do Campus Natal - Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Ayres Charles de Oliveira Nogueira, divulgou na última sexta-feira 3 de dezembro, a aprovação do Plano de Retorno Presencial Gradual das Atividades do Campus por meio do Colegiado da Diretoria Acadêmica. Em novembro deste ano, a unidade elaborou um documento contendo as diretrizes e orientações de volta às aulas de ensino misto provisório por meio do Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia. A ação faz parte de mais uma etapa estabelecida pelo IFRN de frente às limitações causadas pela proliferação do Covid-19.

Plano de Retorno

O Campus Natal - Cidade Alta concentra sua movimentação em dois prédios históricos: um na Rio Branco, e outro nas Rocas. Atualmente, a unidade conta com 973 discentes distribuídos pelos cursos de Lazer, Multimídia, Eventos, Guia de Turismo, Tecnologia em Produção Cultural, Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e a especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola.

Após a análise realizada pelo Comitê Covid local, ficou definido que inicialmente, as atividades administrativas e acadêmicas sejam executadas no prédio das Rocas, considerado mais adequado devido às boas condições de ventilação no ambiente. A ampliação do retorno presencial de ensino, pesquisa e extensão deve ocorrer de forma gradativa, dividida entre quatro fases e duas subfases, conforme a tabela descrita no início do documento.

Histórico

Com o alastramento do vírus em todo o país no início de 2020, o Estado do Rio Grande do Norte decretou a suspensão de aulas presenciais nas escolas da rede pública e privada em 17 de março de 2020, mesma data em que o IFRN também suspendeu suas atividades acadêmicas e administrativas. Em outubro, ocorreu a volta às aulas em formato remoto, com a chegada de novos programas de de auxílios financeiros para compra de equipamentos e acesso à internet destinados aos estudantes, além da capacitação do quadro docente para atuação nas aulas em formato digital.

Perante o declínio da pandemia em decorrência ao avanço da vacinação e a queda da taxa de transmissão do vírus, o IFRN anunciou o retorno às atividades institucionais em suas unidades administrativas em formato híbrido e em fases, conforme estabelece o Conselho Superior (Consup) por meio das resoluções 47 e 50 de outubro de 2021. No Campus Cidade Alta, foi anunciado o Plano de Contingência do CAL para enfrentamento da pandemia: orientações para a retomada presencial que orienta servidores e estudantes para que o retorno seja feito de forma segura.

Acesse

PORTARIA Nº 370/2021 - DG/CAL/RE/IFRN