Campus divulga edição 2020 do 'Ateliê a Céu Aberto'

Na oportunidade, ocorrerá também o concurso que oferecerá o 8º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais

Publicada em 23/11/2021 Atualizada há 1 ano

Ateliê a Céu Aberto ocorrerá no dia 15 de dezembro, na unidade Rocas.

O Campus Natal – Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, no dia 15 de dezembro, o Ateliê a Céu Aberto 2020. A ação faz parte do projeto de Extensão ‘Ateliê a Céu Aberto: transdisciplinaridade em artes visuais’ e tem o objetivo de promover a apropriação dos espaços artístico-culturais por artistas e comunidades enquanto lugares de produção artística, exposição de obras, reflexão, diálogo, troca de saberes, manifestações e performances no universo das artes visuais na capital potiguar.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a edição 2020 do Ateliê será realizada este ano e acontece em alusão ao Dia Nacional do Artista Plástico, celebrado em 8 de maio, data de nascimento do artista paulistano José Ferraz de Almeida Júnior, em 1850.

Para o organizador do projeto, professor Fábio Teixeira Duarte, esse será um momento de “confraternização e comunicação entre os artistas, com trocas de ideias e técnicas”. A oportunidade também será palco para homenagear os artistas, como explica Duarte: “Eles foram prejudicados pela pandemia. O evento servirá, também, para lhes dar visibilidade”, declarou.

Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais

Durante o Ateliê a Céu Aberto 2020, será realizado um concurso com a participação de artistas autodidatas, profissionais, aprendizes e demais participantes, maiores de 18 anos, que oferecerá o 8º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais. As 40 vagas, no entanto, foram preenchidas em pouco tempo, na última segunda-feira (23).

O concurso tem o objetivo de promover o diálogo entre críticos, docentes, estudantes e públicos apreciadores, além de fortalecer a troca de experiências entre artistas e públicos e a diversidade cultural do Rio Grande do Norte.

Parcerias

A edição 2020 do Ateliê a Céu Aberto será realizada na unidade Rocas do Campus Natal – Cidade Alta, das 9h às 17h do dia 15 de dezembro deste ano. A ação ocorre em parceria com o Núcleo de Arte do (Nuarte/CAL), com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e com a Prefeitura Municipal de Natal.

Edital Ateliê a Céu Aberto 2020

extensao