Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arte e Cultura

Ateliê a Céu Aberto: Exposição Virtual celebra 10 anos do projeto

Atividade deve ocorrer no período de 8 a 23 de março de 2022.

Publicada em 25/02/2022 Atualizada há 12 meses

O Ateliê é promovido anualmente pelo IFRN em celebração Dia Nacional do Artista Plástico

Fruto de uma parceria entre o Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Amigos de Ruy Pereira, para celebrar o Dia Nacional do Artista Plástico, 8 de maio, surge na vida cultural de Natal o Ateliê a Céu Aberto. O Evento, em sua décima edição, realizado no dia 15 de dezembro de 2021, promoveu para artistas, profissionais, estudantes, aprendizes e interessados em Artes Visuais, o Premio Ruy Pereira de Artes Visuais. Na ocasião, o público realizou uma produção artística em técnica livre sobre o tema da Arte no contexto da pandemia da Covid-19.

As produções do último ano se iniciaram às 8h da manhã e a divulgação dos resultados ocorreu às 18h do dia 15 de dezembro. As premiação das obras escolhidas pelo público virtual. Além da premiação, a Edição Celebrativa contou com a Exposição Virtual no Instagram da Galeria do IFRN, ainda aberta e que segue até 23 de março.

Os trabalhos desta edição remetem à vivência estética e política do longo período de distanciamento social em virtude da pandemia. Segundo a professora Rosane Félix, a proposta da Exposição é "habitar com o olhar as possibilidades de viver a luta por justiça social, o luto por tantas vidas que importam e a capacidade de resistência, criatividade e reinvenção da Classe Artística. Optamos por evidenciar a produção de mulheres artistas que existem, produzem e criam novas relações possíveis no Campo das Artes Visuais e da Economia Criativa", explica a professora. Rosane ainda ressalta que, é importante celebrar um evento acolhedor e participativo e coroar artistas que escolhem ser e viver intensamente com sua arte. "Habitamos com o olhar entre mascaras, solidões, lutas sociais, mandalas, sombras, portais e abstrações em técnicas e materiais diversos", relata a docente.

A Exposição conta com obras disponíveis para compra e trazem informações e valores. De acordo com os organizadores, esta será a 1ª Exposição Virtual produzida pelo evento para o deleite de fruir imagens. "Fiquem de olho nos textos que acompanham as obras. Acesse a Exposição no Instagram da Galeria curta, compartilhe, comente e principalmente compre a arte potiguar para habitar no seu cotidiano", ressalta Félix.

Acesse

Galeria de Arte do IFRN (Site)

Galeria de Arte do IFRN (Instagram)

Ateliê a Céu Aberto (Instagram)

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas