Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Aberta seleção para doze bolsas de estudos em faculdades de tecnologia dos EUA

Há vagas disponíveis para os cursos de Gestão Desportiva e de Lazer, Produção Cultural, entre outros.

Publicada em 03/12/2014 Atualizada há 1 ano

A Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (ASERI) , vinculada a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriu seleção para 12 bolsas  de estudos em faculdades de tecnologia dos Estados Unidos, conhecidas como Community Colleges. O intercâmbio é em parceria com a Comissão Fulbright do Brasil e terá a duração de um ano.

O processo seletivo é dividido em duas etapas: exame de proficiência e entrevista. Para se inscrever na pré-seleção, os alunos elegíveis e interessados devem procurar os coordenadores de seus cursos, até a próxima sexta-feira (5). Por decisão da Comissão Fulbright, parceiro que está financiando as bolsas, são elegíveis os  alunos:

I. Dos cursos superiores de tecnologia em:
1.Comércio Exterior
2.Gestão Ambiental
3.Gestão Desportiva e de Lazer
4.Gestão Pública 
5.Produção Cultural

II. Que NÃO vão concluir o curso até o fim do primeiro semestre de 2015
III. Que NÃO tenham concluído outro curso superior (tecnológico ou bacharelado).

A primeira etapa da seleção é o exame de proficiência em inglês TOEFL ITP, aplicada pela ASERI/PROEX. A prova vai selecionar os candidatos para a competição internacional, que será realizada em Washington DC, EUA. 

A proficiência vai acontecer nos campi Mossoró e Natal-Central nas próximas duas semanas, em data ainda não definida e que será anunciada até a próxima terça-feira (9).

Os candidatos deverão obter uma nota mínima de 400 pontos na prova, cuja pontuação vai de 300 a 670 pontos, segundo o sistema de pontuação do exame. A ASERI vai auxilar os candidatos selecionados na primeira fase no preenchimento do formulário online de candidatura junto à Fulbright.

Os 20 candidatos que obtiverem as notas mais altas, partindo do mínimo exigido, irão participar de entrevista em Natal, nos dias 22 e 23 de janeiro. Após a entrevista, serão selecionados os 12 finalistas.