Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

10 Dimensões encerra ciclo 2011

A Dimensão do Espaço e Lugar é o tema da última edição do projeto este ano e tratará da complexidade tempo-espaço e novas tecnologias

Publicada em 05/12/2011 Atualizada há 1 ano

O projeto 10 Dimensões está de volta ao IFRN Cidade Altaencerrando os ciclos de 2011 em Natal, com a temática Dimensão do Espaço e Lugar.A programação é gratuita e acontece no campus nos próximos dias 8 e 9 de dezembrodurante o período da tarde.

Esta edição do projeto tratará da complexidade daexperiência do espaço e do lugar proporcionadas  pelas novas tecnologias,especialmente as mídias locativas. Serão apresentados trabalhos artísticos e questõesque fazem conexões com o livre trânsito entre espaço virtual e espaço concretoem situações que proporcionam experiências de espaço e do lugar.

As alterações da experiência do lugar lidam com aspectos da intervenção urbana, com possibilidades de interação social e denovas narrativas relacionadas às mídias locativas. Além de palestras,mesa-redonda e minicursos, haverá demonstrações para que o público possavivenciar e aplicar as experiências.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA | 8 dezembro
17h30

·        Palestra “Lugares Invisíveis”, com Cláudio Bueno (USP)

Sobre: Combase em seus últimos trabalhos (http://buenozdiaz.net)o artista abordará aspectos poéticos e críticos do invisível na composição delugares públicos e privados. Serão destacadas novas relações com o corpo, com acidade e entre as pessoas; considerando um espaço informacional permeado pordispositivos móveis e de transmissão.

 

·        Palestra "OLugar na Comunicação a partir de três aspectos: tipo de interação, meio técnicoe contextualização", com Macello Medeiros (UFBA)

Sobre: Esta palestra tem como objetivo lançar uma proposta deestudo sobre o lugar na comunicação a partir de três aspectos: o tipo deinteração, o meio técnico e os contextos de produção/emissão e recepção deinformação. A depender da relação existente entre estes aspectos, o estudosobre o lugar na comunicação da origem a quatro formas diferenciadas decomunicação: a Comunicação Local, a Comunicação Situada, a Comunicação Global ea Comunicação Locativa.

 

SEXTA | 9 dezembro
14h30 às 17h

·        Minicurso + demonstração da obra-jogo comcelulares “Campo Minado”

Sobre: CampoMinado é um game jogado nas ruas da cidade por meio de uma interface mobilegeolocalizada.

 

·        Minicurso + demonstração daobra-jogo com celularesComunicação locativa em ZonasBluetooth: o caso do totem educacional e da zona bluetoothunijorge.”

Sobre: Omini curso tem o objetivo de apresentar as diferentes práticas comunicacionaisque utilizam a conexão bluetooth,vislumbrando novas possibilidades de uso dessa tecnologia.

 

17h30h

Mesa-redonda Mídias locativas eas experiências do lugar” com
Claudio Bueno, Macello Medeiros e mediação de Maria do Mar Vázquez y Manzano (UFRN).

 

Ocampus IFRN Cidade Alta fica localizado na avenida Rio Branco, 743, CidadeAlta. Mais informações no site www.10dimensoes.net, no Twitter @10dimensoes oupelo 4005-2665.


--

Serviço

Oquê: 10 Dimensões: Dimensãodo Espaço e Lugar

Quando:Dias 8 e 9 de dezembro de 2011, a partir das 14h30

Onde:IFRN Campus Cidade Alta – Avenida Rio Branco, 743 – Cidade Alta

Informações:Philipe Soares (84)4005-2665 | www.10dimensoes.net |@10dimensoes