Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Cidade Alta / Extensão / Memorial do IFRN / Apresentação

Apresentação

Por ocasião das comemorações do centenário da instituição, em 23 de setembro de 2009, o Instituto Federal do RN inaugurou, no Campus Avançado da Cidade Alta, o seu Memorial do Ensino Técnico-Profissional, com a exposição “De Escola de Aprendizes a Instituto Federal: 100 anos transformando gerações”.

Seu cartão de visita é um grande painel ao lado da escadaria da entrada principal do edifício, retratando parte do cotidiano escolar da instituição de ensino que funcionou no prédio histórico entre 1914 e 1967: aulas de educação física, desfiles cívicos, exposições de trabalhos dos alunos, mestres e professores em atividades.

A exposição ocupa um dos salões do andar térreo do edifício. As obras tratam da fundação da Escola de Aprendizes Artífices de Natal, suas primeiras oficinas, funcionários e práticas educativas, passando pelas transformações em Liceu Industrial (1937) e Escola Industrial de Natal (1942).

Ainda, o salão introduz o visitante no universo do ensino técnico oferecido pela instituição a partir da década de 60. Um painel fotográfico duplo divide o espaço onde são exibidos alguns dos instrumentos técnicos usados em aulas de campo e laboratórios e a sala na qual se exibe o documentário dos 100 anos do IFRN.

A exposição também apresenta a trajetória de implantação dos cursos técnicos, que foram a principal oferta da Escola Técnica Federal do RN (ETFRN), ao lado do incentivo às atividades culturais, como a Banda, o ateliê de artes, o Coral Profª. Lourdes Guilherme e o Grupo de Teatro Falas e Pantomimas. Da mesma forma, os painéis fotográficos dão uma indicação dos processos de democratização política da instituição com as primeiras eleições para diretor, a criação do grêmio estudantil, do sindicato e da associação dos servidores. 

A mostra cumpre o duplo objetivo de rememorar as principais mudanças ocorridas, desde a transformação em Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet-RN), a interiorização do ensino técnico profissional no estado com a instalação de 11 unidades, até a atual configuração de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

Visitação:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Agendamento de grupos:
(84) 4005-0970

 

Álbum de fotos, clique aqui!

Acesse o Portal da Memória do IFRN

 

Ações do documento

Página em carregamento