Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Cidade Alta / Comunicação / Documentos normativos e de orientação

Documentos normativos e de orientação

Logo da Asce
 

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do IFRN vem desenvolvendo - em parceria com os comunicadores de todos os campi do Instituto - ações que ajudem a regulamentar o funcionamento dos setores de Comunicação de cada unidade. 

Assim, ao longo de 2017 e 2018, documentos como a Política de Comunicação Institucional foram produzidos e, agora, são disponibilizados para consulta pública e apropriação por parte daqueles que fazem a comunidade acadêmica do IFRN.

Em breve, além dos documentos listados abaixo, esse espaço trará as tratativas definidas pelo Comitê de Comunicação do IFRN.

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO IFRN

O documento tem como diretrizes a comunicação pública e estratégica, aliada do processo de construção da cidadania e de gestão. Assim, deve ser um norte quanto à identidade do IFRN e, por consequência, de todo seu fazer institucional.

 

MANUAL DE GERENCIAMENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS DO IFRN

Manual produzido com o propósito de orientar o trabalho dos comunicadores do IFRN, principais responsáveis por gerenciar as páginas institucionais. Tem como objetivo guiar o comunicador nas nuances que envolvem a interação nos espaços públicos de reverberação e discussão de assuntos importantes para os seus públicos. 

 

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE REDAÇÃO E ESTILO JORNALÍSTICO DO IFRN

Manual básico de redação e estilo produzido com o objetivo de dar suporte à atuação das Coordenações de Comunicação e Eventos espalhadas pelos campi do IFRN, bem como à Assessoria de Comunicação da Reitoria no tocante à padronização de textos jornalísticos e as boas práticas de escrita.

 

NORMATIZAÇÃO DE CERIMONIAIS PARA FORMATURA DO IFRN

O documento normatiza as cerimônias e sua organização nos diversos campi do IFRN e em sua Reitoria. De acordo com a Organização Didática do Instituto, a normatização faz referência à delegação de competências para presidência das solenidades de certificação, formatura e colação de grau. Também serviu de orientação o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e suas adaptações.  

 

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUTO FEDERAL

O documento foi formulado por uma equipe de programadores visuais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Convidados, ainda em 2014, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o grupo teve como objetivo desenvolver o projeto de Readequação da Marca Instituto Federal (IF). A meta foi trabalhar a marca através da técnica, de forma a preservar ao máximo as suas características originais. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos. Para as novas produções, as orientações constantes no Manual devem ser seguidas por todas as instituições da Rede.

Logotipos do IFRN - por Campi

 

IDENTIDADE VISUAL DOS SETORES DO IFRN

Com o objetivo de padronizar as divulgações institucionais, a Assessoria de Comunicação Social e Eventos regulamentou, através da Política de Comunicação do IFRN, a identidade visual de setores. Tais identidades buscam resguardar o sentido de pertencimento e de trabalho colaborativo, indicando que somos todos parte de uma só instituição, com importâncias equivalentes, seja uma Pró-Reitoria, Coordenação ou Assessoria.

Ações do documento

Página em carregamento