Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Biblioteca / Biblioteca

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Contatos:

E-mail: cobib.laj@ifrn.edu.br

Ramais: 8419 ou 8422

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca Antônio Cruz tem a missão de dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão disponibilizando o acesso à informação em suporte bibliográfico, virtual e digital, buscando auxiliar o processo de ensino/aprendizagem da comunidade acadêmica.

O acervo da Biblioteca Antônio Cruz é constituído das seguintes coleções:

• Acervo geral: composto de livros técnico-científicos;
  • Multimeios: inclui-se CD’s, DVD’s, dentre outros;
  • Periódicos: acervo de revistas, jornais, boletins, anuários;
  • Publicações do IFRN: composto pelos livros que são publicados pela Editora do IFRN (EDIFRN);
  • Obras de referência: inclui-se aqueles materiais de consulta rápido, por exemplo, atlas, catálogos, dicionários, enciclopédias, guias, manuais, dentre outros.
  • Nosso acervo pode ainda ser consultado através do catálogo online, link abaixo:

Siabi

SIABI

SERVIÇOS OFERECIDOS

A Biblioteca oferece os seguintes serviços aos usuários:

1. Consulta ao acervo

A consulta ao acervo é permitida a toda comunidade acadêmica e demais visitantes.

2. Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é oferecido apenas a discentes, docentes e demais servidores. Esses deverão procurar a Biblioteca, portando um documento com foto, para ativar sua inscrição, cadastrar senha e fazer o registro biométrico. Os prazos de empréstimos são detalhados na tabela a seguir:

CATEGORIA

TIPO DE MATERIAL

PRAZOS

Alunos e técnicos administrativos

03 livros

14 dias

02 dias

Servidores em capacitação e alunos de pós-graduação.

05 livros

21 dias

02 dias

05 livros

21 dias

07 dias

O usuário será totalmente responsável pelo material retirado em empréstimo, ficando sob sua responsabilidade o reparo de qualquer dano ao material.

O título perdido, furtado, roubado ou danificado (rasgado, riscado, molhado, com ausência de páginas) deverá ser substituído pelo mesmo título com edição igual ou mais atual. Para os casos de edição esgotada, deverá ser substituído por outro título na mesma área sugerido pelo Coordenador de Curso.

As obras de referência (dicionários e enciclopédias) somente será permitida a consulta local e empréstimo pelo prazo máximo de 2 (duas) horas.

O empréstimo interbibliotecas é facultado a toda a comunidade acadêmica cadastrada nas Bibliotecas do IFRN. Neste caso, a devolução deverá, sem exceção, ser efetuada pelo usuário na Biblioteca de origem do material.

RENOVAÇÃO: O material poderá ser renovado 1 (uma) vez, desde que não exista reserva para a obra solicitada. A renovação poderá ser realizada nos terminais de circulação no interior da Biblioteca, como também no site do IFRN acessando o portal Biblioteca Online SIABI – siabi.ifrn.edu.br.

DEVOLUÇÃO: O usuário deverá devolver o item emprestado no prazo estabelecido que é fixado na ficha de empréstimo localizada na contracapa.

SUSPENSÃO: Em caso de atraso o usuário terá 1 (um) dia de suspensão para cada dia de atraso e para cada título emprestado.

3. Reserva de obras

O usuário poderá reservar qualquer publicação que esteja emprestada para outro usuário. A solicitação da reserva deverá ser feita pelo próprio usuário no terminal de consulta na Biblioteca ou via on-line.

Efetivada a reserva, após a chegada do material na Biblioteca, o usuário terá um prazo de 24h para retirá-lo. Quando houver mais de uma reserva para a mesma publicação, elas serão atendidas por ordem de solicitação.

4. Orientação bibliográfica

Capacita os usuários quanto a utilização dos recursos informacionais disponíveis na Biblioteca (manuseio das obras de referência, uso de catálogos eletrônicos, bases de dados, bibliotecas digitais e Portal de Periódicos da Capes).

5.Orientação à normalização de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos

Orienta os usuários para a normalização dos seus trabalhos segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para realizar o agendamento de horário, entre em contato com a equipe do setor ou via e-mail.

6. Acesso à internet

A Biblioteca disponibiliza computadores para pesquisa virtual a toda comunidade do IFRN (discentes, docentes e demais servidores), com horário previamente marcado. A reserva para uso se encontra disponível no balcão de atendimento. Cada usuário tem direito a utilizar 1 (uma) hora por dia.

7. Catalogação na fonte

É a elaboração da ficha catalográfica que consta no verso da folha de uma obra e apresenta os principais elementos descritivos de um trabalho. Para solicitação deste serviço é necessário a entrega da obra completa, impressa ou via e-mail. A entrega será feita em até 7 (sete) dias após o recebimento da solicitação.

8. Visita programada

A visita é feita através da exposição aos usuários apresentando uma visão global dos serviços oferecidos em suas respectivas seções e de toda a estrutura física da Biblioteca. Para realização deste serviço é necessário o agendamento prévio, via e-mail ou telefone, com antecedência mínima de 7 dias.

9. Emissão de nada consta

O documento de nada consta será emitido pela Biblioteca nas seguintes situações: quando solicitado pelo aluno, nos casos de trancamento de matrícula, cancelamento de curso, transferência ou obtenção do diploma de conclusão de curso; e aos servidores em casos de remanejamento, de redistribuição, de exoneração ou de licenças.

MEMORIA – REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IFRN

O Memoria é o repositório institucional do IFRN que objetiva armazenar, preservar e disponibilizar toda a produção científica, acadêmica, técnica e artísticas da instituição. Para conhecer mais acesse:

Memoria

MEMORIA

Termo de autorização

NORMAS DA ABNT

O Portal GedWeb possibilita o acesso digital às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para conhecer mais acesse:

Gebweb

GEDWEB