Você está aqui: Página Inicial / Campi / Ipanguaçu / Extensão / Estágios / Orientações para Estudantes

Orientações para Estudantes

Entrevista, currículo e dúvidas frequentes.

Apresentação

O estágio profissional é um dos períodos mais importantes da vida estudantil. É o momento em que os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, complementam a sua formação acadêmica e desenvolvem as suas qualidades profissionais e pessoais. É possível que a conquista de um bom emprego seja através do estágio.

Como elaborar o currículo

A análise do currículo é o primeiro filtro que candidatos a uma vaga de estágio ou emprego enfrentam no mercado de trabalho, por isso elaborar um bom currículo é fundamental. O importante não é quantidade de habilidades e experiências apresentadas pelo candidato, e sim a qualidade e a importância destas para o objetivo do curriculum. Siga as dicas:

  • Se você possui várias habilidades, é importante selecionar com precisão aquelas que mais se encaixam na vaga ofertada. Por exemplo: se você tem diversas experiências na área de horticultura e a vaga de estágio é em fruticultura, procure evidenciar aquelas atividades mais ligadas à área objeto da vaga, embora sejam em menor número.
  • Seja objetivo, um bom currículo não dever exceder 02 páginas e recomenda-se utilizar fontes de letra padrão, como Arial ou Times Nem Roman em tamanho 12 e cor preta.
  • Primeiramente, se deve colocar o nome do candidato utilizando uma fonte de tamanho 14 para destacar do restante do texto. Em seguida, preencher os dados pessoais: nacionalidade, idade e data de nascimento, estado civil e os contatos (endereço completo: rua, bairro e CEP, telefone, celular e e-mail).
  • Evite utilizar apelidos ou brincadeiras no endereço do e-mail, pois causam má impressão para o entrevistador. Somente encaminhe fotos e/ ou documentos se forem solicitados durante a entrevista, a anexação de fotos em currículo está proibida.
  • Nunca enviar a xerox do currículo.
  • Não anexar cópia de documentos, diplomas e certificados de cursos.
  • Evite colocar pretensão salarial a não ser que seja solicitada, muitas vezes acaba sendo fator de triagem pelo RH e algumas consultorias.
  • O currículo não deve ser assinado.

Dicas para uma boa entrevista

  • Procure saber informações sobre a empresa ou instituição, como: histórico, seguimento do mercado, etc.
  • Utilize uma roupa adequada ao estilo da empresa e a função a qual está se candidatando.
  • Não adentrar o ambiente da entrevista de óculos escuros ou com algo na boca (bala ou goma de mascar).
  • Procure chegar com alguns minutos de antecedência, assim estará mais tranquilo(a) e os sinais de ansiedade ou nervosismo serão mais controlados.
  • Cumprimente formalmente o entrevistador, gírias e brincadeiras não é uma boa opção.
  • Mantenha o olhar sempre nos olhos da pessoa que está entrevistando.
  • Fale compassado e de maneira objetiva, se não souber diga a verdade e que sempre está disposto a aprender.
  • Demonstre sempre otimismo e entusiasmo pela função aspirada, não convém fazer críticas e sugestões ao seguimento de mercado e/ou ao modelo de trabalho da empresa/instituição nesse momento.
  • Ao finalizar a entrevista, agradeça a oportunidade e pergunte sobre os próximos passos da seleção somente se não houver sido informado previamente.

Modelo de currículo

Sugestão de Modelo de Currículo 

Dúvidas frequentes

Como conseguir um estágio?

O estágio é viabilizado a partir de um esforço conjunto do estudante e da Coordenação. Para candidatar-se a um estágio, o aluno deve atender a alguns pré-requisitos. Os orientadores de estágio estão aptos a colaborar com o candidato a uma oportunidade de trabalho, embora caiba ao aluno a responsabilidade de desenvolver a contento sua própria experiência de estágio.

Sempre haverá oportunidade de estágio para mim?

A Coordenação não pode garantir a cada estudante um estágio durante o seu período acadêmico, considerando que somente os empregadores podem oferecer estágios e empregos. Entretanto, é de nosso maior interesse buscar continuamente novas oportunidades de estágios e empregos e disponibilizá-las no site da instituição.

Existe alguma taxa especial?

Não, todos os serviços prestados pela Coordenação de Extensão são gratuitos. Em caso da oferta de estágio ser através de Agentes de Integração, estes são vedados a cobrar qualquer valor ao estudante.

Ações do documento

Página em carregamento