Você está aqui: Página Inicial / Campi / Canguaretama / Cursos Regulares / Formação Inicial e Continuada - FIC

Formação Inicial e Continuada - FIC

A Formação Inicial e Continuada – FIC é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e para a elevação de escolaridade. Os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho. Visam promover a formação inicial e continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.

Essa modalidade de ensino tem como característica a constante modernização das programações e grades curriculares. Com isso, os alunos aprendem novas competências e atualizam saberes com foco no desempenho de uma função/atividade específica. As ofertas desses cursos são destinadas a pessoas com escolaridade variável, além de acontecer em um curto espaço de tempo o que permite o rápido aprendizado e a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.

• Alberto Correia Gomes Filho - (Lattes)
  • Ato: Portaria nº 591/2020 - RE/IFRN de 1º de abril de 2020.
  • Ramal: 8035
  • Sala : 44

• Sobre o Curso

O curso de Qualificação Profissional, nos termos da Lei n° 9.394/1996 (LDB), alterada pela
    Lei n° 11.741/2008 e, ainda, pelo Decreto n° 8.268/2014 trata-se de curso de Educação
    Profissional e Tecnológica de livre oferta, destinado à formação de trabalhadores para ingresso
    ou reingresso no mundo do trabalho, para qualificação e atualização/aprimoramento
    profissional, e/ou para a elevação de escolaridade do trabalhador.

O curso é aberto à participação da população, ofertado de forma gratuita e desenvolvido
    consoante à capacidade de aproveitamento dos educandos e atenderá demandas específicas da comunidade do entorno do campus ou dos arranjos produtivos, sociais e culturais, em
    consonância com a realidade local e regional.

Cursos com duração mínima de 160 horas

Resolução de Criação

- Art. 39 e 42 da LDB: Lei no 9.394/1996, na redação dada pela Lei no 11.741/2008;
    - Decreto no 5.154/2004, alterado pelo decreto no 8.268/2014;
    - Resolução CNE/CEB no 06/2012, definida com fundamento no Parecer CNE/CNB no 06/2012 definida no parecer CNE/CEB no 11/2012

Campus autorizados a ofertar o curso

Canguaretama

Cursos Oferecidos