Você está aqui: Página Inicial / Campi / Caicó / Institucional / Apresentação

Apresentação

ifrn_caico_fachada













O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Caicó, inaugurado oficialmente no dia 20 de agosto de 2009, integra a segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, iniciado em 2007. O Campus do IFRN em Caicó está instalado num terreno cedido pela prefeitura, com área de 59.360 m², localizado às margens da Rodovia RN 288, no Bairro Nova Caicó (Zona Norte da cidade).

O município de Caicó é um dos principais da Região Seridó Potiguar (sertão do Rio Grande do Norte), a cerca de 280 km da capital do Estado. E integra o roteiro turístico da região, sediando importantes entidades, como a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE.

Atende com suas atividades acadêmicas em torno de 30 municípios diferentes, incluindo alguns dos estados vizinhos do Ceará e da Paraíba.  A economia da Região Seridó baseia-se nos setores de serviços, pecuária, agricultura de pequeno porte e indústria, com destaque para a área têxtil e de confecções, que se desenvolve nos segmentos de tecelagem, vestuário (com aproximadamente 200 confecções e facções de pequeno e médio porte), boneleiro (com mais de 80 empresas de pequeno e médio porte), tornando a região o segundo maior polo produtor de bonés do Brasil.

Campus objetiva educar no âmbito científico, técnico e humanístico, visando à formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo, competente técnica e eticamente para atuar no mundo do trabalho a partir de um compromisso efetivo com as transformações sociais, políticas e culturais.

Atualmente, o Campus Caicó atua na formação inicial e continuada de trabalhadores (Cursos FIC); na educação profissional técnica de nível médio (formas subsequente e integrada); na educação profissional tecnológica de graduação, pós-graduação e na formação de professores. Fundamenta-se, para isso, na construção, reconstrução e transmissão do conhecimento, tendo como eixos tecnológicos:

·        Controle e Processo industrial – Técnico em Eletrotécnica;

·        Informação e Comunicação – Técnico em Informática;

·        Produção Industrial – Técnico em Têxtil e Técnico em Vestuário;

·        Ciências da Natureza – Superior de Licenciatura em Física;

·        Produção Cultural e Design – Superior de Tecnologia em Design de Moda.


CAMPUS 
CAICÓ EM NÚMEROS:

1) Investimento do governo federal (MEC/SETEC):

     > R$ 1.303.761,60 (obras);

    > R$ 1.500.000,00 (equipamentos)

2) Área:

     > Área do terreno: 59.360 m²;

     > Área construída até jan.2020: 11.550,97 m²;

3) Alunos atendidos (em até 4 anos):

     > 1.200 em cursos regulares;

     > 3.000 em cursos de qualificação e requalificação;

4) Quadro de servidores (em até 3 anos):

     > 60 docentes;

     > 65 técnicos-administrativos

Ações do documento

Página em carregamento