Psicologia
A Psicologia atua junto aos alunos, pais e professores, através de atendimentos individuais e/ou em grupo, auxiliando nas questões emocionais e comportamentais que interferem na aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais; realiza orientações de estudo; trabalha com conflitos relativos aos ciclos de vida; acompanha juntamente com a Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) o rendimento escolar do aluno; pode compor a equipe da Saúde atuando de forma interdisciplinar na prevenção e promoção, através do desenvolvimento de oficinas temáticas tais como sexualidade, drogas, violência, qualidade de vida entre outros; discute temas inerentes à área de atuação do psicólogo, à exemplo de: liderança, motivação, trabalho em equipe, processos cognitivos, dentre outros temas. A Psicologia Escolar/Educacional visa ser um agente de mudanças na vida da comunidade escolar colaborando para o acesso, permanência e êxito dos alunos e a melhoria do clima institucional.
- Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica
- Cartilha do CFP: "Esta publicação marca mais um passo no movimento recente de aproximação da Psicologia com o campo das Políticas Públicas. Aborda o cenário delicado e multifacetado da Educação Básica no contexto da defesa e dos direitos humanos na Escola".
- Experiências Profissionais na Construção de Processos Educativos na Escola
- Publicação do CFP: "A publicação dos trabalhos premiados no Prêmio Profissional Experiências profissionais na construção de processos educativos na escola registra o esforço da categoria para construir uma práxis que contribua para que o sucesso escolar seja uma realidade nacional. Se por um lado os trabalhos premiados trazem experiências bem-sucedidas dos psicólogos, por outro eles denunciaram, ainda, os problemas enfrentados pelas diferentes instituições educativas".
- Imagem gráfica da Rede de Saúde Mental do Estado do RN e dos campi do IFRN
- Esse mapa é indicativo de onde podemos localizar os serviços da Rede Pública de Saúde Mental do estado do Rio Grande do Norte.
- Código de ética Profissional dos(as) Psicólogos(as)
- "Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo". Este é o Código de Ética dos Psicólogos (as).
- Oficinas Sistêmicas da Psicologia
- "De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2000), o ensino médio tem passado por significativas alterações em virtude do atual arranjo social. Para tanto, o indivíduo necessita adquirir atrelados ao conhecimento formal, competências para lidar com a vida em sociedade; ou seja, deter saberes que propiciem lidar com as demandas sociais e contribuir com um legado para o avanço da comunidade em que estiver inserido. Deste modo, a educação deverá estar voltada para o desenvolvimento pleno do indivíduo, contemplando-se elementos como a subjetividade e o protagonismo necessários ao exercício da cidadania". É neste sentido que as Oficinas Sistêmicas da Psicologia serão ofertadas durante o segundo semestre de 2016 em todos os Campi que tiverem o profissional da psicologia. Participem!
- Portaria que define o GT da Psicologia no âmbito do IFRN
- Atuando enquanto Grupo de Trabalho a alguns anos, de forma auto-gestora e autônoma, agora em 2016, o GT da Psicologia se consolida oficialmente a partir da Portaria de nº 994/2016, o que demonstra o reconhecimento necessário ao crescimento desta profissão no âmbito do IFRN.
- Nova Portaria do GT de Psicologia (2017)
- Nova composição do GT de Psicologia.
- Lista dos psicólogos por Campus
- Considerando que as Coordenações de Atividades Estudantis (COAES), localizadas em cada Câmpus compõem a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), da Reitoria do IFRN, e que nestas o(a) Psicólogo(a) desenvolve seu trabalho prioritariamente, mas que também desenvolve ações na Equipe Técnica Pedagógica (ETEP), que compõem a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e ainda, em poucos casos, nas Coordenações de Gestão de Pessoas (COGPE), que compõem a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE); percebe-se a necessidade de que as ações e atividades desenvolvidas pelos(as) psicólogos(as) no âmbito do IFRN tenham uma orientação sistêmica geral para o fortalecimento e crescimento como um todo da Psicologia. Neste sentido, além da recente composição do GT da Psicologia, a DIGAE possui em sua equipe interdisciplinar, uma Psicóloga Sistêmica. Anexo a listagem onde vocês podem localizar todos os profissionais da Psicologia no IFRN.
- O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades
- Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN.