Nutrição
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. Na execução desse programa, o nutricionista possui diversas atribuições regulamentadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas, que vão desde a avaliação do estado nutricional, gestão dos cardápios e ações de educação alimentar e nutricional.
Programa de Alimentação Estudantil do IFRN
O Programa de Alimentação Estudantil do IFRN é uma das ações da Política de Assistência Estudantil do IFRN, com vistas a ampliar as condições de permanência e êxito escolar dos estudantes regularmente matriculados na instituição. O programa se norteia nas diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto n° 7.234 de 19/07/2010, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei n° 13.346/2006, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Resolução n° 26 de 17 de junho de 2013.
Promoção da Alimentação Saudável
A Portaria Interministerial n° 1010 de 2006 instituiu as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.
Inclusão da Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar
Por meio da Lei n° 13.666, de 16 de maio de 2018, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), foi incluído o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.
Grupo de Trabalho e Estudo em Nutrição do IFRN - GT Nutrição
A portaria n° 980 de 2016 instituiu a primeira formação do GT Nutrição, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de ações de assistência estudantil no âmbito da alimentação.Desde então, as portarias foram atualizadas a cada ano, com entrada de novos membros. Nesta perspectiva, o grupo vem desenvolvendo atividades para a sistematização dos processo de trabalho e qualificação do serviço de nutrição prestado a comunidade acadêmica do IFRN.
Guia Alimentar para População Brasileira
O guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional.
Site do Projeto "Na Cozinha do IFRN"
O projeto Na cozinha do IFRN é uma iniciativa do Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição do IFRN (GT Nutrição) iniciado na pandemia da COVID-19 em 2020. Como produto principal, foi desenvolvida a cartilha "Boas práticas para prevenção da COVID-19 em serviços de alimentação escolar". Essa cartilha foi transformada em curso para cozinheiras e auxiliares de cozinha utilizando como plataformas as redes sociais (WhatsApp e Instagram). Este site foi criado com o objetivo de compartilhar o material utilizado nesse curso.
Chamada para e-book de receitas culinárias - “Delícias das Águas Potiguares”
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do programa RN Mais Saudável, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Grupo de Trabalho e Estudo em Nutrição (GT Nutrição), vinculado à Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), realizam chamada para a seleção de receitas culinárias com pescados do RN para compor o livro digital (e-book) “Delícias das Águas Potiguares”.