Você está aqui: Página Inicial / Gestão de Atividades Estudantis / Nutrição

Nutrição

A equipe de nutricionistas do IFRN atua junto aos membros da comunidade escolar (alunos, servidores e pais) na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Alimentação Estudantil do IFRN, na fiscalização dos contratos e definição de diretrizes para o funcionamento das cantinas escolares; no desenvolvimento de ações para promoção da alimentação saudável, e na avaliação e acompanhamento nutricional dos discentes. O nutricionista inserido no IFRN trabalha para que toda comunidade escolar adote práticas alimentares saudáveis dentro e fora do ambiente escolar. Todas as ações estão em conformidade com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Consideramos para a realização das ações do nutricionista no IFRN, o conceito de alimentação adequada e saudável adotado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o qual considera-o como "a realização de um direito humano básico, com a garantia do acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo da vida e as necessidades alimentares especiais, pautada pelo referencial tradicional local. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer (sabor), às dimensões de gênero e etnia, e às formas de produção ambientalmente sustentáveis, livres de contaminantes físicos, químicos e biológicos e de organismos geneticamente modificados".

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. Na execução desse programa, o nutricionista possui diversas atribuições regulamentadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas, que vão desde a avaliação do estado nutricional, gestão dos cardápios e ações de educação alimentar e nutricional.

PDF document icon Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020.pdf — PDF document, 1279 kB (1309910 bytes)

Ações do documento

Programa de Alimentação Estudantil do IFRN

O Programa de Alimentação Estudantil do IFRN é uma das ações da Política de Assistência Estudantil do IFRN, com vistas a ampliar as condições de permanência e êxito escolar dos estudantes regularmente matriculados na instituição. O programa se norteia nas diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto n° 7.234 de 19/07/2010, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei n° 13.346/2006, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Resolução n° 26 de 17 de junho de 2013.

PDF document icon Resolução 37 de 2013 - CONSUP - Aprova o Regulamento do Programa de Alimentação do IFRN.pdf — PDF document, 1516 kB (1553304 bytes)

Ações do documento

Promoção da Alimentação Saudável

A Portaria Interministerial n° 1010 de 2006 instituiu as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.

PDF document icon Portaria Interministerial nº 1.010, de 08 de maio de 2006.pdf — PDF document, 102 kB (104771 bytes)

Ações do documento

Inclusão da Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar

Por meio da Lei n° 13.666, de 16 de maio de 2018, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), foi incluído o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

PDF document icon Lei n° 13.666 de 2018.pdf — PDF document, 488 kB (500434 bytes)

Ações do documento

Grupo de Trabalho e Estudo em Nutrição do IFRN - GT Nutrição

A portaria n° 980 de 2016 instituiu a primeira formação do GT Nutrição, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de ações de assistência estudantil no âmbito da alimentação.Desde então, as portarias foram atualizadas a cada ano, com entrada de novos membros. Nesta perspectiva, o grupo vem desenvolvendo atividades para a sistematização dos processo de trabalho e qualificação do serviço de nutrição prestado a comunidade acadêmica do IFRN.

PDF document icon Portaria n° 297 de 2020_RE_IFRN.pdf — PDF document, 144 kB (148168 bytes)

Ações do documento

Guia Alimentar para População Brasileira

O guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional.

PDF document icon Guia Alimentar para População Brasileira - 2ª ed..pdf — PDF document, 4296 kB (4399651 bytes)

Ações do documento

Projeto do IFRN une prevenção à Covid-19 e serviços de alimentação

O endereço do link é: http://https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/ifrn-lanca-projeto-de-boas-praticas-para-prevencao-da-covid-19-em-servicos-de-alimentacao

Ações do documento

Ações do documento

Página em carregamento