Você está aqui: Página Inicial / Antigos / Natal - Zona Norte / Notícias / Comitiva de franceses visita Campus

Comitiva de franceses visita Campus

O objetivo foi conhecer o Projeto de Pesquisa e Extensão Energias Renováveis

Um grupo formado por quatro franceses e dois representantes do IFSulriograndense visitou o Campus Natal – Zona Norte do IFRN na última segunda-feira (18/10), para conhecer os detalhes do Projeto de Pesquisa e Extensão “Energias Renováveis”, coordenado pelo prof. Christian Azevedo. A missão francesa, composta por professores de diferentes Liceus da França, está no Brasil em virtude de um acordo de cooperação bilateral entre os dois países para desenvolver projetos na área de Indústria Eletrônica.

No Brasil, os institutos federais estão à frente da parceria e o IFRN não ficou de fora, ao lado do IFSulriograndense, IFSC, IFTO, IFPR, IFF e IFB. Para representar o RN, foram escolhidos o Campus Natal – Zona Norte do Instituto, que tem como um de seus Focos Tecnológicos a Eletrônica, e o Campus Natal – Central, marcado por sua tradição na área de Indústria. “A cooperação bilateral permitirá não só o compartilhamento de experiência, mas um ganho futuro para os institutos participantes”, disse o coordenador da Assessoria Internacional da SETEC, Rodrigo Torres.

A visita foi fruto da atuação da Pró-Reitoria de Extensão e de sua Coordenação de Relações Internacionais do IFRN, representadas, respectivamente, pelo pró-reitor Wyllys Farkatt e pelo prof. Marcelo Camilo, em parceria com o coordenador de Extensão do Campus Natal – Zona Norte, Víctor Varela, e com o prof. Christian Azevedo, coordenador do projeto. Participaram do encontro o diretor-geral do Campus, o prof. Gustavo Fontoura, a diretora Acadêmica, a profa. Francy Izanny, a coordenadora de Comunicação Social e Eventos, Michelle Pinheiro, além do pró-reitor de Ensino em Exercício do IFRN, o prof. Everaldo Pereira e do prof. Eduardo Bráulio, chefe do Departamento de Regulação do Ensino.

“A visita representa o início de uma mudança de paradigma da Instituição. É um marco para o redimensionamento dessa nova institucionalidade. Esperamos que projetos de Pesquisa e Extensão como este, apresentados à Rede Federal de Educação Profissional, possam gerar não apenas mobilidade de servidores e alunos e intercâmbio de conhecimentos, mas que possam, sobretudo, desencadear a compreensão de que o conhecimento científico e tecnológico será sempre melhor construído se for feito em rede”, comenta o prof. Gustavo Fontoura.

O Projeto de Energias Renováveis

Divido em duas linhas de Pesquisa e Extensão, o projeto coordenado pelo prof. Christian Azevedo investiga as utilizações de baixo custo da Eletrônica a serviço de energias limpas, especificamente da Eólica e da Solar. O projeto investiga e produz soluções tecnológicas para o desenvolvimento de Kits Didáticos em Energia Eólica e para a construção de painéis solares, assim como as possibilidades de uso de ambas as formas de energia para redução de gastos financeiros e em prol da sustentabilidade ambiental.

Segundo o prof. Christian, os painéis solares utilizam materiais genuínos da região, como a fibra de coco, "extremamente barata e fácil de encontrar no nosso Estado". Além disso, o projeto também propõe alcançar a reversão dos medidores de energia e a conseqüente diminuição nas contas a partir da recondução, para a rede, da energia produzida pelos painéis solares, por exemplo, bastando, para isso, fazer alguns ajustes na legislação brasileira.

Além do professor Christian, são pesquisadores conjuntos do projeto de Energias Renováveis, o Técnico em Eletrotécnica do Campus Natal – Zona Norte, Aécio Vinícios, 14 alunos de Iniciação Científica da Instituição, além do prof. Givanaldo Rocha da área de Informática. As pesquisas e a extensão tecnológica realizadas na área de Energia Eólica são financiadas pelo MEC e a parte Solar, pelo Programa PFRH Petrobrás.

COMITIVA

Prof. Juana Pauvert