Ouvidoria do IFRN
A Ouvidoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é um serviço que possibilita a interlocução com comunidade interna e externa, no que diz respeito a encaminhamentos de denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões, referentes aos serviços prestados pela Instituição.
A partir da interação com os usuários, é um setor que também exerce função de controle e participação social com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos, em consonância com a Lei nº 13.460/2017, que estabeleceu para a Administração Pública Direta e Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, normas básicas para a atuação das ouvidorias.
A nível institucional, a Ouvidoria está inserida na organização geral do IFRN como órgão de assessoramento e de controle geral, conforme Capítulo IV, Art. 65, Inciso V do Regimento Geral do IFRN, e sendo exercido por um Ouvidor, de acordo com o que também determina o Art. 78 do mesmo Regimento. Em setembro de 2012, com a aprovação da Resolução nº 81/2012 do Conselho Superior, o Regimento Interno da Ouvidoria do IFRN entrou em vigor.
A partir do segundo semestre de 2021, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) foi incorporado à estrutura da Ouvidoria. Atualmente, o ouvidor também acumula a função de Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI), sendo responsável, ainda, pelo acompanhamento e orientação do Plano de Dados Abertos.
Como Registrar uma Manifestação
A ouvidoria recebe as
manifestações registradas preferencialmente na Plataforma Integrada de
Ouvidoria e Acesso à Informação – FalaBR. Desenvolvido pela
Controladoria-Geral da União (CGU), o FalaBR é a plataforma integrada nacional
de ouvidoria e acesso à informação. Ela é resultado da junção dos sistemas
e-Sic e e-Ouv, ferramentas essenciais para o cumprimento da Lei de Acesso à
Informação (nº 12.527/2011) e para o cumprimento do Código de Defesa dos
Usuários de Serviços Públicos (Lei nº 13.460/2017).
Guia do Manifestante
A CGU editou o Guia do
Manifestante para Serviços Públicos com dicas importantes para o cidadão que
quer se manifestar a respeito de algum serviço público.
Equipe:
Ouvidor: Daniel Lobão dos Santos Figueiredo
Responsável pelo SIC: Alberto
Lima de Souza Medeiros
Contato:
Ouvidoria: (84) 4005 0888 ou pelo e-mail ouvidoria@ifrn.edu.br
SIC: (84) 4005 0889 ou pelo e-mail sic@ifrn.edu.br