Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Assessoria de Programas e Convênios / EDITAIS / 2005-2009 / Programas e Projetos de 2007

Programas e Projetos de 2007

PROGRAMAS

1 - PROGRAMA SAÚDE E CIDADANIA NA MELHOR IDADE
Objetivo: Possibilitar melhor qualidade de vida à terceira idade
Parceiros: CEFET-RN/FUNCERN

2 - PROGRAMAS PETROBRÁS JOVEM APRENDIZ/FUNCERN/CEFET-RN
Objetivo: Desenvolver um programa educacional inovador para jovens, em situação de pobreza e miséria, que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho.
Parceiros: CEFETRN/FUNCERN/PETROBRÁS/SENAI

 

PROJETOS

1 - CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS EM AGRICULTURA ORGÂNICA, NA REGIÃO DO VALE DO ASSU.
Objetivo: Capacitar produtores e trabalhadores rurais da região do Vale do Assu para desenvolver agricultura orgânica através da produção de hortaliças, contribuindo para que o agronegócio apresente viabilidade econômica, ambiental e social.
Parceiros: CEFET-RN/UNIDADE IPANGUAÇÚ

2 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA DO SEMI-ÁRIDO: CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOS MUNICIPIOS DE PARELHAS, SANTANA DO SERIDÓ, EQUADOR E OURO BRANCO (RN).
Objetivo: Capacitar professores do ensino fundamental e médio das escolas estaduais de Parelhas, Santana do Seridó, Equador e Ouro Branco no Rio Grande do Norte, para multiplicação de conhecimentos sobre educação ambiental e o combate à diversificação, considerando a geografia e o meio ambiente local.
Parceiros: CEFET-RN/ PROEXT(MEC)

3 - A ESCOLA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DA OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO DOS MONITORES DOS LABORATORIOS DE INFORMATICA.
Objetivo: Efetivar a utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais através de orientação do trabalho dos bolsistas responsáveis por esses laboratórios, estimulando o uso desses laboratórios em atividades pedagógicas e promovendo a inclusão digital de alunos, professores, servidores administrativos e da comunidade externa à escola (familiares de alunos, de professores, de servidores administrativos etc.).
Parceiros: CEFET-RN/UNED MOSSORÓ

4 - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA MINIMIZAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA IRRIGAÇÃO DE ÁREAS VERDES DO CEFET-RN.
Objetivo: Implantar um programa de qualificação e conscientização sobre o uso racional da água na irrigação de jardins e áreas verdes no CEFET-RN com vistas à minimização do desperdício de água.
Parceiros: CEFET-RN/ SOLARES

5 - BOLA DE GUDE, BOLA DE MEIA – HÁ UM MENINO, HÁ UM MOLEQUE JOGANDO SEMPRE FUTEBOL.
Objetivo: Sistematizar uma ação contínua de reflexão sobre a cultura corporal e suas relações com o sistema capitalista de produção, através do futebol.
Parceiros: CEFET-RN/ UNEDE MOSSORÓ

6 - CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ADULTOS (EJA) EM MOSSORÓ/RN.
Objetivo:  Trabalhar, de forma continuada, o conteúdo das orientações curriculares para o ensino de Língua Inglesa, com professores da modalidade EJA do Ensino Fundamental e Médio do Centro de Estudos Supletivos Alfredo Simonete, em Mossoró, de forma a conscientizá-lo enquanto sujeito formador de cidadãos críticos e conscientes de seu papel e espaço na sociedade.
Parceiros: CEFET-RN/ UNEDE MOSSORÓ

7 - ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs) COMO FATOR GERADOR DE TRABALHO E RENDA: UMA PESQUISA-AÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALTO DO RODRIGUES (RN).
Objetivos: Diagnosticar nas potencialidades produtivas existentes as demandas para um aprimoramento de suas capacidades humanas, materiais, tecnológicas e empreendedoras no Município de Alto do Rodrigues.
Parceiros: CEFET-RN/ PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO DO RODRIGUES

8 - OFICINAS DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A DIVERSIDADE.
Objetivo: Desenvolver oficinas didático-pedagógicas, teóricas e práticas, aplicando subsídios e estratégias metodológicas, resgatando e vivenciando experiências do contexto das salas de aula da educação básica visando à inclusão, além de reproduzir e desenvolver materiais didáticos inclusivos para dinamizar os processos de ensino e aprendizagem na educação básica.
Parceiros: CEFET-RN

9 - INSTALAÇÃO DO MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Objetivo: Construção e Implantação do Museu de Minerais e Rochas do CEFET Rio Grande do Norte.
Parceiros: CEFET-RN/FUNCERN/ PETROBRÁS/SEDEC/FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO.

10 -  PROJETO DO MEL
Objetivo: Implementação, formação e implantação de núcleos sustentáveis de apicultores para a produção de mel em comunidades rurais e assentamentos nas regiões do Vale do Açu e Mato Grande, abrangendo 14 municípios.
Parceiros: CEFET-RN/FUNCERN/PETROBRÁS/FOME ZERO

11 - PROJETO FRALDINHA
Objetivo: Oportunizar o acesso à prática esportiva e lazer, de forma sistematizada, acrescentando informações sobre saúde e cidadania, para crianças e jovens de 7 a 15 anos de idade, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, pertencentes à rede estadual e municipal de ensino no entorno do CEFET-RN.
Parceiros: CEFETRN/FUNCERN

12 – PROJETO PROCESSO SELETIVO
Objetivo: Contrato de prestação de serviço de planejamento, coordenação, supervisão e execução dos Processos Seletivos de Ingresso para preenchimento de vagas no CEFET-RN e UNEDs para o ano de 2006 e 2007/1º semestre, atingindo 20.336 candidatos.
Parceiro: CEFET-RN, FUNCERN

13 – CURSO DE IDIOMAS
Objetivo: Convênio que disponibiliza cursos de línguas (Inglês, Espanhol, Francês e Japonês) desenvolvendo as habilidades de leitura, escrita, compreensão e expressão oral. Alcance em 2007.1: 2057 alunos. Destacamos a relação FUNCERN/CEFET na concessão das seguintes bolsas de estudos: Alunos carentes do CEFET – 152, Alunos de Iniciação Científica – 03, Servidores do CEFET – 58, Dependentes de Servidos do CEFET – 87, FUNDAÇÃO 07, totalizando 307 bolsas de estudos.
Parceiro: CEFET-RN, FUNCERN

14 – PROJETO BALNEABILIDADE DE PRAIAS
Objetivo: Contrato de Cooperação Técnico-Científica de execução e estudo de balneabilidade das praias do Estado do Rio Grande do Norte.
Parceiros: IDEMA, CEFET-RN, FUNCERN

15 - PROJETO ESPORTE E LAZER NAS CIDADES
Objetivo: Democratizar o acesso ao esporte e lazer para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Parceiros: CEFET-RN/ MINISTÉRIO DE ESPORTE E LAZER

16 – CASA DA TILÁPIA
Objetivo: promover a inclusão social de mulheres pertencentes a camadas sociais menos favorecidas, propiciando a expansão e fortalecimento da economia, de forma sustentável, contribuindo para a qualificação profissional e o exercício da cidadania, através do curso Técnico em Beneficiamento de Couro de Peixe, que contribuirá decisivamente para a melhoria da qualidade de vida dessa população mediante a implantação de uma unidade de beneficiamento de couro do peixe pescado nessas localidades e no seu entorno.
Parceiros: ARCO, BANCO DO BRASIL,SEAP/PR

17 - MULHERES MIL
Objetivo: Promover a inclusão social e a formação profissional de mulheres desfavorecidas nas regiões Norte e Nordeste, possibilitando a melhoria das condições de vida das famílias, das comunidades e o crescimento econômico – sustentável.
Parceiros: GOVERNO DO CANADÁ, NIAGARA COLLEGE,,SEBRAE, CEF, Banco do Brasil, MEC-SETEC, CEFET-RN,  Fundação Bradesco,  Petrobrás, Secretaria da Mulher, MCT, UNESCO / UNIFEM

Ações do documento

Página em carregamento