Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Assessoria de Programas e Convênios / EDITAIS / 2005-2009 / Programas e Projetos de 2005

Programas e Projetos de 2005

• Viver com arte e cultura

Projeto desenvolvido em parceria com a Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Deficiências dos Funcionários do Banco do Brasil (APABB).
Objetivo: Propocionar às pessoas com deficiência, a seus familiares e à comunidade em geral o acesso a um proposta de arte e cultura, usando a ampliação de conhecimentos em benefícios do desenvolvimento pessoal, cultural e social.

• Projeto Estações

Projeto desenvolvido por professores e alunos do curso superior de Lazer e Qualidade de Vida, em parceria com Instituições que promovem a arte e a cultura no estado do RN.

Objetivo: Difundir a expressão artística, proporcionando educação estética e desenvolvimento social.

• Mostra Cultural

Projeto desenvolvido por professores e alunos do Curso Superior de Lazer e Qualidade de Vida.

Objetivo: Desmistificar e demonstrar a cultura negra nos seus mais diversos aspectos de socialização na cidade de Natal.

• Programa Nossa Casa

Convênio celebrado entre o CEFET-RN e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RN).

Objetivo: Atendimento à comunidade carente do Município do Natal em temas habitacionais.

• Estudos de Acessibilidade

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o CEFET-RN e o Ministério Público do RN.

Objetivo: Participação na elaboração de estudos sobre a acessibilidade de pessoal aos espaços de domínio público.

• Cooperação técnica com o Ministério Público

Termo de Cooperação Técnica, celebrado com o Ministério Público, sendo executado por professores dos Departamentos Acadêmicos de Recursos Naturais e Construção Civil, deste CEFET-RN.

Objetivo: Realizar perícias, estudos e pesquisas, visando efetuar levantamentos ou perigo de danos, de natureza ambiental em áreas e regiões do RN.

• Cooperação Técnica e Científica-Brasil-Canadá com o Niagara College

Convênio celebrado com o Ministério da Educação e executado por alunos de Universidades do Canadá, no CEFET-RN.

Objetivo: Realizar intercâmbio de estudantes e professores, além da troca de tecnologias.

• Saúde, Lazer e Cidadania na Melhor Idade

Projeto executado por professores do Departamento Acadêmico dos Serviços e da Gestão do CEFET-RN, com interveniência da FUNCERN.

Objetivo: Possibilitar melhor qualidade de vida à terceira idade.

• Projeto Fraldinha

Projeto coordenado pelo professor aposentado Nivaldo Calixto, do CEFET-RN, com a participação de alunos e professores do Curso Superior de Lazer e Qualidade de Vida.

Objetivo: Favorecer a inclusão social de 200 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos através da prática de esportes e cursos de iniciação ao trabalho.

• Mútua Cooperação Técnica

Convênio de Mútua Cooperação celebrado entre a empresa Planejamento e Negócios Ltda. (PLANEG), com a interveniência da FUNCERN.

Objetivo: Estabelecer um centro de treinamento, abrangendo atividades de divulgação, formação e treinamento de recursos humanos, absorção de tecnologias, prestação de serviços tecnológicos e a utilização de instalações e equipamentos.

• Cooperação Técnica e Científica com a WEG

Convênio celebrado entre a empresa WEG INDÚSTRIAS S.A - AUTOMAÇÃO, com o objetivo de implantar, ampliar e modernizar os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do CEFET-RN, com base nas Leis 8.248/1991 e 10.176/2001 e no Decreto 3.800/2001.

Objetivo: Promover a interação entre as instituições participantes, com benefícios múltiplos.

• Pesquisa sobre a Eficiência Energética na Micro e Pequena Empresa

Contrato celebrado entre o SEBRAE-RN e a FUNCERN, sendo executado por professores e alunos do CEFET-RN.

Objetivo: Disponibilizar informações eficazes da utilização da energia nas MPEs.

• Engenho dos Sonhos

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a CECOP – “Engenho dos Sonhos” e o CEFET-RN, sendo executado por professores e alunos das áreas de Lazer e Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Construção Civil.

Objetivo: Implementar Cooperação Interinstitucional mediante ações que possibilitem o desenvolvimento técnico, artístico e cultural para jovens com dificuldades de inserção social.

• Projeto do Mel

Convênio celebrado entre a Petrobras, o CEFET-RN e a FUNCERN, através do Programa PETROBRAS FOME ZERO.

Objetivo: Implementação, formação e implantação de núcleos sustentáveis de apicultura para a produção de mel em comunidades rurais e assentamentos nas regiões do Vale do Açu e Mato Grande, abrangendo 14 municípios.