Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Equipe do IFRN é vice-campeã do RoboCup Junior Soccer
ROBOTICA 2017

Equipe do IFRN é vice-campeã do RoboCup Junior Soccer

10/11/2017 - João Rafael e Lucas Moura, alunos do Campus Natal-Central, foram destaque no maior evento latino-americano sobre robótica.

Equipe do IFRN é vice-campeã do RoboCup Junior Soccer

João Rafael e Lucas Moura, do Campus Natal-Central, conquistaram o segundo lugar na RoboCup Junior Soccer

Os estudantes João Rafael e Lucas Moura, dos cursos técnicos em Manutenção e Suporte e do Informática e de Informática para Internet do Campus Natal-Central do IFRN, com orientação do professor Alysson Soares, conquistaram o segundo lugar na RoboCup Junior Soccer.  O RoboCup é uma das competições do Robotica 2017, maior evento sobre a área na América Latina. De acordo com o orientador, o desafio dos estudantes foi duplo. "Primeiro eles tiveram que desenvolver um artigo científico em língua inglesa. Só depois de aprovado o artigo, foram selecionados para competir. Importante a formação científica e tecnológica que o IFRN propicia para os estudantes ainda no ensino médio", explicou o professor.

Lucas, do Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, informou que não sabia muito o que esperar, porque era a primeira vez que participava do evento. "A gente foi mesmo para conhecer e tentar corrigir os erros para a próxima edição. Estamos trabalhando bastante nisso nos últimos quatro meses e foi muito interessante ver a estratégia das outras equipes e perceber que nem sempre o que a gente espera é o que acontece", comentou surpreso.

João é do curso de Manutenção e Suporte em Informática. Para ele, foi muito gratificante participar da competição. "Tivemos alguns erros, mas conseguimos corrigir ainda durante o evento. Com o tempo de preparação que tivemos, o resultado foi muito bom, comemorou.

IFRN NO ROBOTICA 2017

Com a participação de estudantes dos campi Natal-Central, Parnamirim e Santa Cruz, o Robotica segue até este sábado (11). Além de competições como o RoboCup e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), conta com mostras e simpósios. A segunda equipe do Laica foi a primeira do IFRN a se classificar para a fase nacional da OBR. As equipes do Campus Santa Cruz, com a coordenação da professora Lucileide Dantas, levaram para a Mostra de Robótica os projetos “Easy Wind - Um Ventilador Inteligente”; “Jogando com robôs” e “Meu amigo robô”. Já as do Campus Parnamirim apresentaram “Robô cartesiano para impressão 3D, prototipagem e usinagem de materiais de baixa resistência mecânica”, com o acompanhamento do professor Filipe Campos de Alcântara.

Do Campus Natal-Central, além do professor Alysson e dos estudantes vice-campões, integram a equipe mais 3 estudantess e os professores João Moreno e Sarah Sá, representantes do Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica). "Oficialmente, eu quem orientei João e Lucas, mas no Laica trabalhos o tempo todo com cooperação. Todos os professores do IFRN aqui presentes colaboraram com a aprendizagem e o desempenho dos alunos", explicou Alysson. O grupo do Laboratório de Pesquisa apresentou ainda quatro artigos no XIII Workshop de Robótica Educacional (WRE).

Edição 2019

Campus Natal-Central do IFRN concorre para sediar a edição 2019 do Robotica. O Campus foi sede da fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica nos dias 10 e 20 de agosto de 2017. Nesta quarta (8), o diretor-geral do Campus, Arnóbio Araújo Filho, e o professor Alysson Soares, diretor acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informação, defenderam a candidatura da unidade de ensino, pesquisa e extensão do Instituto para sediar a edição do Robotica de 2019. O resultado deve sair até o final do evento.

Ações do documento

Página em carregamento