Você está aqui: Página Inicial / Gestão de Pessoas / Saúde do Servidor

VOCÊ CONHECE A ÁREA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR DO IFRN?

 

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS) da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) realiza ações na área de promoção da saúde e prevenção de doenças, atende as demandas de perícias oficiais em saúde e atua nas áreas de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.

No ano de 2018, houve a consolidação da área de Perícia Oficial em Saúde. Através do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), os servidores conseguem obter o registro de seu atestado médico/odontológico em todas as unidades do IFRN e realizarem perícias para obtenção de licença para tratamento de saúde por motivo de doença própria ou de dependentes, não necessitando mais se deslocar até a cidade de Natal ou Mossoró para obter esse benefício. Este ano, foram registrados (dispensa de perícia) 1296 atestados. Na área médica, foram realizadas 1.401 perícias singulares e 196 Juntas Médicas e na área odontológica, 48 perícias singulares. Ressalta-se que o bom funcionamento desse serviço só foi possível devido a colaboração das equipes de saúde nos diversos campi..

Ainda no que se refere a área de Perícia Oficial em saúde, destacam-se os atendimentos realizados com enfoque na prevenção e acompanhamento de servidores em processo de adoecimento. São ações baseadas nas co-responsabilidades em que a instituição, a equipe multiprofissional de atenção à saúde do servidor e a segurança do trabalho vêm atuando em face aos afastamentos por motivo de saúde , às restrições laborais e aos casos de aposentadoria por invalidez.

A área de segurança do trabalho em 2018 teve como principal atividade a migração dos laudos do sistema SIAPE para o SIASS. No ano de 2019, o foco será a prevenção. Para isso serão realizadas capacitações em Brigada de Incêndio, NR10, NR35, além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) que, provavelmente, irá acontecer de 08 a 12 de abril.

O Projeto Sorriso Prevenido, que é uma ação de saúde bucal para os servidores, estagiários e terceirizados atendeu, em 2018, 175 pessoas. Servidores e colaboradores de 18 unidades do IFRN foram contemplados por este serviço. Em 2019, os atendimentos de profilaxia e orientações irão retornar a partir do mês de fevereiro. Já o projeto de saúde mental tem como principais ações o Plantão Psicológico e o Grupo Terapêutico de Enfrentamento à Ansiedade. No ano em curso, 33 servidores e colaboradores de 16 diferentes unidades da instituição foram atendidos no referido plantão, gerando 86 atendimentos. Além disso, houve a participação de 20 servidores em dois grupos terapêuticos. O serviço do plantão psicológico terá continuidade no ano de 2019 nas cidades de Natal e Mossoró.

Em relação as ações de cuidado com a voz, 14 campi foram contemplados com oficinas de saúde vocal, possibilitando que 409 docentes recebessem orientações sobre essa área da saúde. Além disso, 7 docentes receberam orientações individuais com a fonoaudióloga, totalizando 27 atendimentos. Ressalta-se que o projeto de saúde vocal tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças da voz relacionadas ao trabalho.

Em 2018 a COASS manteve a realização do grande evento esportivo do Instituto: os Jogos Intercampi dos Servidores (JICS). Foram 650 participantes divididos em 10 modalidades durante 6 dias de evento. Além disso, foi realizada a 2ª edição do Aberto de Tênis do IFRN, torneio que reuniu 15 servidores de diferentes campi no Aeroclube de Natal nos dias 17 e 18 de novembro. Por fim, a COASS continua apoiando o Projeto de Futebol dos Servidores que ocorre semanalmente aos sábados no Campus Natal Central, fornecendo uniformes, bolas, premiação e serviços de arbitragem. O Projeto é aberto para a participação de todos que se interessem pela prática do esporte nº 1 do Brasil.

A COASS também coordena e fornece apoio ao desenvolvimento dos projetos locais de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho em todas unidades do IFRN e esse ano lançou o Programa de Educação para Aposentadoria – Aposentação.Além disso, a referida coordenação realizou capacitações em Brigada de Incêndio (37 servidores), Saúde Mental e Trabalho (15 servidores), Educação Financeira (90 servidores) e os seguintes eventos: I Encontro da Unidade SIASS/IFRN (40 servidores) e III Fórum de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (53 servidores).

Em 2019, além da manutenção das atividades acima elencadas, vamos atuar na área de prevenção dos riscos psicossociais e desenvolver ações na área de saúde mental na escola.

Notícia publicada em 28/12/2018

 

RESULTADOS - II ABERTO DE TÊNIS DO IFRN

 

Encontram-se abaixo os resultados do II Aberto de Tênis do IFRN, torneio esportivo realizado nos dias 17 e 18 de novembro do corrente ano. Agradecemos pela participação dos colegas no evento e esperamos que nos próximos anos mais servidores se interessem pela prática esportiva como forma de integração e estímulo a um estilo de vida mais saudável.

Para visualizar todas as fotos do evento, acesse https://www.flickr.com/photos/128078021@N03/albums/72157700550385632.

CLASSIFICAÇÃO - TORNEIO INDIVIDUAL

1º João Rodrigo Silva de Carvalho - RE
2º Wagner de Oliveira - EAD
3º Filipe de Carvalho Pinto Raulino - SGA
4º Lenilson Xavier Ferreira de Oliveira - CNAT
5º Roberto Klecius M. Fernandes - PAR
6º Rafael Hernandez D. dos Passos - RE
7º Eugenio Galdencio da Silva - CNAT
8º Francielio Gomes da Silva - CNAT
9º Felipe Augusto de Oliveira Guedes - RE
10º Auridan Dantas de Araújo - RE
11º Fernando Henrique D. de Paiva - CNAT
12º Diego Silveira Costa Nascimento - ZN
13º Franclin Robias da Silva Junior - RE
14º Adelson Luiz de Lima - RE
15º Renan Cesar Santos de Lima - RE.

CLASSIFICAÇÃO - TORNEIO DE DUPLAS

1º Filipe e Fernando - SGA / CNAT
2º Roberto e Lenilson - PAR / CNAT
3º Auridan e Wagner - RE / EAD
4º João Rodrigo e Adelson - RE / RE.

Notícia publicada em 19/11/2018

 

II ABERTO DE TÊNIS DO IFRN

 

Estão disponíveis as inscrições para o "II Aberto de Tênis do IFRN", torneio esportivo que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro no Aeroclube de Natal. O evento é uma promoção da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor e visa a integração de servidores de diferentes campi por meio da prática esportiva, bem como estimular a iniciação e difusão da modalidade de tênis de quadra.

Para realizar sua inscrição, o interessado deve preencher a ficha disponibilizada no email institucional e envia-la para o endereço eletrônico saudeservidor@ifrn.edu.br. Após o período de inscrições, haverá um período de confirmação dos inscritos para posterior confecção das tabelas dos jogos.

Notícia publicada em 23/10/2018

 

III FÓRUM DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO IFRN

 

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS) torna pública a realização do III Fórum de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN. O evento ocorrerá no Miniauditório do Bloco B do campus Natal Central nos dias 12, 13 e 14 de novembro e é destinado para todos os servidores que se interessam pela temática e para os que compõem, ou desejam compor, as Comissões de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho nos campi.

A participação no evento está vinculada ao preenchimento da ficha de inscrição. Após o preenchimento, solicitamos que o servidor interessado digitalize a ficha e envie até às 18h do dia 06/11/2018 para o e-mail forumqvt@ifrn.edu.br. A ciência da chefia imediata é condição para validação da inscrição. Nos casos em que o servidor fizer jus ao pagamento de diárias, este deverá ser pleiteado junto ao seu campus.

A programação do evento é composta de carga horária de 20 horas e seu preenchimento gera o direito de recebimento de certificado ao final do fórum.

Notícia publicada em 19/10/2018

 

CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS/DIGPE/Reitoria) divulga oportunidade de capacitação em EDUCAÇÃO FINANCEIRA nos dias 30 (tarde) e 31 (manhã e tarde) de outubro de 2018, no Campus Apodi.

Conteúdo da capacitação:

1. Nossa relação com o dinheiro
2. Uso do crédito e administração de dívidas
3. Consumo planejado e consciente
4. Poupança e investimento

Esta capacitação será ministrada pelo Coordenador de Contabilidade e Finanças do IFRN. Sr. Claudio Florêncio, e terá como objetivo “auxiliar na relação dos servidores com o seu dinheiro ajudando-os a alcançar os seus objetivos pessoais e obter uma melhor qualidade de vida”. A mesma terá 12h de carga horária. As 35 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Notícia publicada em 19/10/2018

 

CURSO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

 

A coordenação de Atenção à Saúde do Servidor - COASS/RE está promovendo a realização de mais uma turma do Curso de Brigada de Incêndio. O período de realização será de 07 a 09 de novembro/2018.

A Capacitação tem como objetivo desenvolver nos participantes a atitude de prevenção e combate a princípios de incêndio, assim como atendimento de primeiros socorros, sendo também necessária para atuar como membro das brigadas do IFRN.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que necessita do preenchimento da ficha em anexo e envio para saudeservidor@ifrn.edu.br até 19/10/2018.

Notícia publicada em 19/10/2018

 

COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

 

Equipe:
Cintia Gouveia Costa (Coordenadora)
Cynthia Araujo Mota (Psicóloga)
Valéria Regina Carvalho de Oliveira (Assistente Social)
Romanniny Hevillyn Silva Costa (Enfermeira do Trabalho)
Allan José Silva da Costa (Tecnólogo em Gestão Desportiva e do Lazer)
Lidiana Moura da Silva (Engenheira de Segurança do Trabalho)
Sandra Maria Rodrigues Medeiros (Odontóloga)
Augusto Andre Santos de Souza (Engenheiro de Segurança do Trabalho)
Andre Pontes Torres (Tecnólogo - Formação)

Contatos:
saudeservidor@ifrn.edu.br
(84) 4005-0795 / 4005-0862


 
 

Projeto de Saúde Vocal do IFRN

Fórum de PS e QVT do IFRN

Página em carregamento