Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa e Inovação / Eventos Técnico-Científicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) estimula a participação dos pesquisadores em eventos de natureza técnico-científica, como também organiza ou apoia eventos diretamente relacionados à sua ação em pesquisa e inovação tecnológica. Com isso, além de impulsionar a produção de pesquisas básicas e aplicadas nas mais diversas áreas do conhecimento, contribui para divulgação junto à comunidade interessada das pesquisas desenvolvidas na Instituição.

 

SOLICITAÇÃO DE ISBN PARA EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

OInternational Standard Bibliographical Number (ISBN), que no Brasil é atribuído pela Fundação Biblioteca Nacional, utiliza-se apenas para publicações que não tenham periodicidade, ou seja, para trabalhos publicados uma única vez, mesmo que em várias edições revisadas.

As demandas desolicitação deIBSN devem ser feitas, no Instituto, pela Editora IFRN que é o órgão responsável por essa demanda na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Para solicitar um ISBN, o formulário de solicitação de ISBN para anais de eventos deve ser preenchido e enviado à PROPI para o e-mail editora@ifrn.edu.br.

Normalmente, o processo de solicitação de ISBN leva algum tempo, assim, orientamos que, antes da solicitação, ​ alguns pontos decisivos sejam avaliados, pois caso a demanda não cumpra uma das exigências feitas pela Agência Nacional do ISBN, o International Standard Book Number - ISBN não poderá ser solicitado.

Há diferenças que precisam ser esclarecidas sobre o registro ideal para os anais de um evento, por isso, para saber se o seu evento se enquadra na solicitação de ISBN OU ISSN, veja as características para registro de ISBN:

Situações em que o ISBN é o ideal para os anais do seu evento:

  • O evento não deve ser periódico, isto é, pode acontecer apenas uma única vez;
  • Para solicitar ISBN dos anais, o evento deve estar na sua primeira edição, se o evento for periódico, no segundo ano de sua realização a organização deve solicitar ISSN à Editora IFRN;
  • Para um evento que não possui periodicidade, possui um histórico de descontinuidade em sua realização, serão atribuídos ISBN e não ISSN;
  • Os arquivos dos trabalhos que comporão os anais do evento devem ser enviados para diagramação pela Editora IFRN, com a seguinte organização:
  1. capa, folha de rosto e ficha técnica com os nomes dos organizadores do evento separados por comissões;
  2. sumário organizado com as páginas dos trabalhos e separado de acordo com os tipos de trabalhos e áreas do evento;
  3. tipos dos trabalhos separados, por exemplo: resumo, resumo expandido, artigo completo;
  4. áreas contempladas no evento separadas com os respectivos trabalhos, por exemplo: meio ambiente; políticas públicas; ou ciências humanas; engenharias etc.

Após a realização do evento, observado o cumprimento dos itens mencionados acima, os trabalhos devem ser enviados para a PROPI (editora@ifrn.edu.br) para diagramação e solicitação do ISBN juntamente com o formulário de demanda para ISBN.

Ao enviara solicitaçãopara a PROPI, ela entraránuma fila e somente após um período de tempo, respeitadas as demandas existentes na Pró-Reitoria,ela será analisada eencaminhada, podendo levar até 06 (seis) meses para ser finalizada.

 

SOLICITAÇÃO DE ISSN PARA EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

O International Standard Serial Number (ISSN), que no país é atribuído pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Há diferenças que precisam ser esclarecidas sobre o registro ideal para os anais de um evento, por isso, para saber se o seu evento se enquadra na solicitação de ISBN OU ISSN, veja as características para registro de ISSN:

Situações em que o ISSN é o ideal para os anais do seu evento:

Publicações que tenham periodicidade, ou seja, publicados mais de uma vez, dentro de um período específico, tal como a cada ano (anual), a cada seis meses (semestral), a cada mês (mensal), a cada dois meses (bimestral), duas vezes ao mês (bimensal), quinzenal, semanal, diário etc.

Os principais tipos de documentos publicados sob ISSN são: jornais, periódicos científicos, revistas comerciais, relatórios periódicos institucionais, diretórios ou listas, anuários, monografias seriadas e anais de eventos (congressos, seminários, conferências, workshops etc.).

As exigências feitas pelo CBISSN para anais em formato eletrônico, são:

O evento deve ser contínuo, isto é, acontecer em edições semestrais ouanuais oubianuais, etc.;

  • O evento deve estar, pelo menos, em sua segunda edição consecutiva, respeitada sua continuidade. Caso o evento possua realização única, deverá ser solicitado, nesse caso, um ISBN;
  • O evento deve possuir uma página na internet com os trabalhos publicados. Essa página deve seguir as recomendações do Centro Brasileiro do CBISSN, a saber:
  • O ISSN somente será atribuído às publicações online que já estejam disponíveis na internet (1º volume/número completo);
  • A URLdeverá remeter à página da publicação eletrônica ou do evento, contendo todas as informações necessárias para atribuição do código ISSN;
  • A URL deverá ser única e específica para todas as edições da publicação;
  • No caso de mudança da URL da publicação online, o CBISSN deverá ser informado.

Assim, orientamos que, antes da solicitação, ​ os pontos acima são decisivos e devem ser avaliados, pois caso a demanda não cumpra uma das exigências feitas pelo CentroBrasileiro doISSN, o ISSN não poderá ser solicitado.

Para solicitar um ISSN, após a observação dos pontos elencados anteriormente é necessário preencher e enviar os formulários para solicitação do código ISSN e de identificação de demanda, normalmente, o processo de solicitação de ISSN não é simples e leva algum tempo.

Após a realização do evento, observado o cumprimento dos itens mencionados, os trabalhos devem ser enviados para a PROPI (editora@ifrn.edu.br) para diagramação e solicitação do ISSN.

Ao enviara solicitaçãopara a PROPI, ela entraránuma fila e somente após um período de tempo, respeitadas as demandas existentes na Pró-Reitoria,ela será analisada eencaminhada, podendo levar até 06 (seis) meses para ser finalizada.

Para mais esclarecimentos, recomendamos o acesso aoseguintesite:

Como solicitar o ISSN:http://cbissn.ibict.br/index.php/solicitar-issn/publicacao-eletronica/online.​

Organização em Eventos

Apoio em Eventos

Participação em Eventos

Página em carregamento