Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PPGEP Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Projetos de Pesquisa

Conheça os Projetos de Pesquisa do Nuped

Projetos concluídos

Investigando a evasão nas licenciaturas oferecidas pelo Cefet-RN

Objetivo:

Diagnosticada a elevada taxa de evasão nos cursos de licenciatura em Física e em Geografia oferecidos pelo IFRN, a pesquisa objetiva identificar as causas (socioeconômicas, institucionais, laborais, individuais etc.) que levam grande parte dos estudantes das licenciaturas a abandonarem o curso.

Financiamento interno: 2007-2008

Relatório da pesquisa: 2009

Investigando a implementação do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Nível Médio no Cefet-RN a partir de 2005: o currículo e a gestão

Objetivo:

Analisar o processo de implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio nas unidades Natal Central, Natal Zona Norte, Mossoró, Ipanguaçu e Currais Novos do IFRN, desde o ponto de vista da gestão e do currículo, visando contribuir para o aperfeiçoamento da ação educacional da Instituição.

Financiamento: CNPQ (Edital Universal de 2007)

Relatório da pesquisa: 2011

Ensino Médio: políticas, trabalho docente e práticas educativas nas múltiplas formas da etapa final da Educação Básica

Objetivo:

Analisar como os programas e ações educacionais desenvolvidos no EM em escolas públicas do RN, as condições de trabalho, a formação inicial e continuada de docente e de gestores e as práticas educativas, nos diversos tipos de oferta dessa etapa educacional, se relacionam com a formação proporcionada aos estudantes. 

Financiamento: Edital FAPERN/CAPES 01/2013

Relatório da pesquisa: 2018

Licenciaturas oferecidas pelos Institutos Federais na Região Nordeste e o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: buscando nexos

Objetivo:

Analisar, nos cursos de licenciatura em Letras, em Matemática, em Química e em Geografia em funcionamento nos IF da região Nordeste, as concepções de formação humana, de formação docente e de currículo que os fundamentam, visando buscar nexos entre a formação proporcionada aos futuros docentes e os conhecimentos necessários para atuar no EMI, regular e EJA, na perspectiva da formação humana integral.

Financiamento: CNPq (Edital Universal de 2013)

Relatório da pesquisa: 2018

Projetos em desenvolvimento

A Reforma do Ensino Médio (Lei N° 13.415/2017): implicações para as redes estaduais e institutos federais da região nordeste

Objetivo:

Identificar, descrever e analisar ações realizadas, em desenvolvimento e/ou planejadas nos sistemas/redes estaduais de educação do Nordeste e nos institutos federais dessa região em decorrência da reforma do ensino médio preconizada pela Lei nº 13.415/2017 e com vistas à sua implantação.

Financiamento: projeto em rede submetido à Chamada MCTIC/CNPq Nº 13/2023 - Universal

Relatório da pesquisa: projeto em desenvolvimento (11/2023 a 10/2026)

Publicada em 16 de Agosto de 2024 às 13:49 Atualizada em 16 de Agosto de 2024 às 13:49