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Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PPGEP Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Histórico, linhas de pesquisa e estrutura física

Histórico

  • 2008

    Elaboração do projeto Construindo o mestrado acadêmico em educação profissional do CEFET-RN, aprovado pelo MEC, com recursos liberados em 2010.

  • 2010

    Início do desenvolvimento do Projeto Mestrado do PPGEP – grupo de 18 pesquisadores e 6 bolsistas de iniciação científica.

  • 2011

    Realização I Colóquio – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional.

  • 2012

    Submissão do Projeto de Mestrado à Capes em maio e aprovação em dezembro.

  • 2013

    Início da oferta do curso de Mestrado com as linhas 1 e 2.

  • 2018

    Submissão do Projeto Doutorado PPGEP em maio e aprovação em dezembro. Incorporada a linha 3.

  • 2019

    Início da oferta do curso de Doutorado.

  • 2022

    Conceito 5 na avaliação quadrienal da Capes (2017-2020).

Linhas de pesquisa

A partir dos princípios formativos assumidos, da delimitação da área de concentração, dos objetivos gerais e específicos apresentados e da produção acadêmica dos professores permanentes que integram o PPGEP, foram definidas as seguintes linhas de pesquisa para o Programa: 

Políticas e Práxis em Educação Profissional

A Linha de Pesquisa Políticas e Práxis em Educação Profissional tem como eixo norteador dos seus estudos a análise crítica da Educação Profissional, situando-a no contexto da política educacional brasileira e das mudanças socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea. Diante desse entendimento, os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha de pesquisa priorizam as seguintes dimensões:

  • a) as mudanças conjunturais e estruturais na sociedade, situando o papel do Estado e suas implicações no campo das políticas da Educação Básica e da Educação Profissional; 
  • b) as relações entre trabalho e educação com ênfase na Educação Profissional 
  • c) as diferentes formas de organização do trabalho a partir da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações para a Educação Profissional e para a Educação Básica; 
  • d) a gestão e a avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à Educação Profissional.

Essas dimensões deverão embasar a definição do foco das investigações do PPGEP, assim configurados: ensino médio integrado à Educação Profissional técnica de nível médio, incluindo os cursos regulares e a educação de jovens e adultos; gestão na Educação Profissional; políticas, programas e projetos em Educação Profissional e suas interfaces com a Educação Básica; democratização do acesso e expansão da Educação Profissional nas redes públicas de ensino; sujeitos e suas trajetórias na Educação Profissional.

Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional

A linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional tem como eixos de investigação os processos de formação docente, inicial e continuada, e as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da Educação Profissional, situando-as no contexto de desenvolvimento da sociedade e da política educacional brasileira com ênfase nas relações entre a Educação Profissional e a Educação Básica.
Ademais, é importante destacar que, tomando-se por base a ideia de que todo conhecimento é autoconhecimento, toda formação constitui-se também em autoformação. Compreende-se que os relatos autobiográficos e de histórias de vida podem se constituir em importantes estratégias usadas pelos docentes para refletir sobre as suas trajetórias de vida e suas práticas em sala de aula. Por meio dessas narrativas, podem emergir estas informações de caráter subjetivo e que não aparecem nas pesquisas estatísticas. Seriam estas: as formas como 50 ocorrem as trocas de experiências no âmbito do trabalho; as escolhas que esses profissionais da educação fizeram em função das vicissitudes surgidas no dia a dia; o porquê das práticas pedagógicas que utilizam ou que deixaram de fazer uso; a construção permanente de dentidades e de saberes. Em síntese, pensa-se o professor como um profissional reflexivo, capaz de analisar as suas próprias práticas, de solucionar problemas e de criar estratégias.
À luz desse entendimento, serão priorizadas as seguintes dimensões de investigação:

  • a) formação docente para a Educação Básica e para a Educação Profissional: convergências, especificidades e contradições; 
  • b) fundamentos legais e pedagógicos que orientam a formação docente no campo da Educação Profissional e as práticas formativas desenvolvidas pelas instituições formadoras; 
  • c) práticas pedagógicas: saberes e fazeres na integração entre a Educação Básica e a Educação Profissional; 
  • d) formação docente e diversidade.

Essas orientações deverão embasar a definição do foco das investigações do PPGEP, assim configurados: formação inicial, formação continuada e autoformação docente na Educação Profissional; práticas pedagógicas na Educação Profissional; Formação de conceitos e identidade em Educação Profissional; currículo integrado: formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas educativas pertinentes às trajetórias da Educação Profissional; formação dos sujeitos docentes e diversidade.

História, Historiografia e Memória da Educação Profissional

A Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional define-se como um campo de investigação cujo foco é a história da Educação Profissional e suas interfaces com a Educação Básica, com diferentes perspectivas de pesquisas que comportam estudos no âmbito das instituições educativas, das memórias (individual ou coletiva) e da produção historiográfica sobre essa área do conhecimento.
A partir dessas balizas, os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha de pesquisa priorizam as seguintes dimensões de investigação: 

  • a) história de instituições educativas, sobretudo na esfera do mundo do trabalho; 
  • b) agentes e sujeitos da Educação Profissional (gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes); 
  • c) práticas educativas, representações, cultura e saberes institucionalizados. 
  • d) processos de produção, circulação e adoção de memórias em experiências relacionadas ao campo da Educação Profissional; 
  • e) estudos historiográficos sobre a educação de natureza profissional ou que com ela dialoguem.

As dimensões elencadas embasarão o foco das investigações do PPGEP, assim delineado: a historicidade de instituições educativas em suas relações com as sociedades nas quais estão inseridas; o processo histórico de composição da gestão, dos corpos docente, técnico-administrativo e discente, como formas de ingresso nas instituições e trajetória de egressos; elaboração, desenvolvimento e difusão de memórias da Educação Profissional; análise da historiografia produzida sobre a Educação Profissional e suas plausíveis interfaces com diferentes áreas do conhecimento.

Estrutura física

O PPGEP funciona nas instalações da Diretoria Acadêmica de Ciências (Diac), cujos espaços estão construídos de acordo com as normas de acessibilidade. A estrutura destinada ao funcionamento do referido Programa é descrita a seguir.

  • uma sala de aula com trinta cadeiras, trinta mesas, um bureau, 01 cadeira fixa, um computador ligado à internet, um projetor de multimídia, um estabilizador de tensão, um quadro branco, um equipamento de som;
  • uma sala para secretaria com duas estantes, dois computadores ligados à internet, dois estabilizadores de tensão, uma impressora multifuncional a laser de médio porte, dois bureaus, duas cadeiras giratórias, duas cadeiras fixas, um aparelho de ar condicionado;
  • uma sala para coordenação com uma estante, um computador ligado à internet, um estabilizador de tensão, um bureau, uma cadeira giratória, três cadeiras fixas, uma televisão de 42 polegadas, uma mesa para reuniões, um aparelho de ar condicionado;
  • uma sala de orientação com oito armários de duas portas, oito bureaus, oito cadeiras giratórias, oito cadeiras fixas, oito computadores ligados à internet, oito estabilizadores de tensão, uma impressora monocromática de pequeno porte, um bebedouro, quatro quadros brancos, um aparelho de ar condicionado;
  • um laboratório de informática com 22 computadores ligados à internet, 22 estabilizadores de tensão, uma impressora multifuncional a laser, um bureau, uma cadeira giratória, um aparelho de ar condicionado, um quadro branco, um projetor de multimídia;
  • uma sala de estudos para alunos, com três armários guarda-volumes com oito portas, um bebedouro de água do tipo garrafão, vinte cadeiras fixas, seis computadores ligados à internet, seis estabilizadores de tensão, uma impressora monocromática laser de pequeno porte, vinte mesas de escritório, um quadro branco e um aparelho de ar condicionado;
  • uma biblioteca setorial com 297 títulos e 624 exemplares, dois armários de duas portas, doze estantes para biblioteca, um carrinho para transporte de livros, vinte caixas para periódicos, oitenta bibliocantos, um expositor para livros e periódicos, um quadro branco, duas cadeiras giratórias, dois bureaus, duas mesas de reunião redondas, dez cadeiras fixas, dois computadores ligados à internet, dois estabilizadores de tensão, uma impressora laser monocromática de pequeno porte, duas estantes, dois aparelhos de ar condicionado, um sofá para dois lugares, um sofá para três lugares;
  • um mini auditório com capacidade para 100 pessoas sentadas para realização de projeções, palestras e defesas das dissertações.

O PPGEP funciona, atualmente, em um prédio com uma área total construída de 1.631 m2. Contiguamente, está sendo finalizado um novo prédio com 714 m2 que também integrará a estrutura dessa diretoria. Esse novo prédio abrigará alguns dos espaços necessários ao funcionamento do PPGEP: salas de aula e ambientes para professores.

Publicada em 18 de Março de 2024 às 14:46 Atualizada em 9 de Abril de 2024 às 16:23