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Perguntas Frequentes

A DIGTI disponibiliza nesta página a reposta a algumas perguntas mais frequentes feitas pelos usuários.

1. O que é o IFRN-Id?
2. Como recuperar/alterar a minha senha de usuário?
3. Como recuperar/alterar minha senha do QAcadêmico?
4. Por que alguns sites que tento acessar estão bloqueados?
5. Por que minha conexão com a rede sem fio do IFRN cai constantemente?
6. O que devo fazer se precisar instalar um novo programa em meu computador?
7. Como conectar meu computador à rede sem fio corporativa do IFRN?
8. Por que o meu registro de ponto eletrônico não aparece no SUAP?
9. Como faço para receber os emails do IFRN em meu smartphone ou tablet?
10. Como faço informar sobre o recebimento de mensagens de email do tipo SPAM?

 

1. O que é IFRN-Id?

É a credencial que os usuários utilizam para se autenticar nos serviços de TI do IFRN. Ou seja, é a informação utilzada para se identificar na rede, no acesso aos emails, no acesso ao SUAP, entre outros. No caso de alunos é a sua matrícula acadêmica, no caso dos servidores é a sua matrícula SIAPE e no caso de prestadores de serviço ou visitantes é o CPF. Para saber mais sobre o IFRN-Id, leia essa documentação.

 

2. Como recuperar a minha senha de usuário?

Para recuperar a senha, basta usar a funcionalidade "Troca de Senha", na tela de login do SUAP. Só será permitido o uso dessa funcionalidade se o usuário tiver um email secundário cadastrado no seu perfil do SUAP. Com isso, o SUAP enviará para o respectivo email secundário uma mensagem contendo um link que poderá ser utilizado para recuperar a sua senha.

 

3. Como recuperar a minha senha do QAcadêmico?

O sistema acadêmico QAcadêmico, por ser uma solução proprietária, e em virtude de algumas limitações contratuais, não faz parte do conjunto de serviços que fazem uso do IFRN-Id e, portanto, não tem autenticação centralizada no sistema de autenticação do IFRN. Por esse motivo, o usuário e senha de acesso podem ser diferentes dos que os usuários utilizam na rede do IFRN e têm sua gerência separados. Entao, para recuperar a senha do QAcadêmico, o usuário precisa solicitar a sua respectiva Diretoria Acadêmica ou na Pro-Reitoria de Ensino, na Coordenação de Sistema Acadêmico.

 

4. Por que alguns sites que tento acessar estão bloqueados?

Para um ambiente de trabalho corporativo, é necessário que o acesso a internet tenha controles e filtros que normatizem o acesso a determinados tipos de sites e conteúdos que façam uso inadequado dos recursos disponibilizados pelo IFRN ou que representem riscos de segurança a nossa rede institucional. Portanto, caso o usuário observe que o site que não consegue acessar seja importante para o exercício das suas atividades, por favor, solicitar o desbloqueio através da Central de Serviços de TI no SUAP

 

5. Por que minha conexão com a rede sem fio do IFRN cai constantemente?

O sinal das redes sem fio são suscetíveis a várias interferências como, telefones sem fio, paredes largas, árvores, etc. Essas interferências podem ocasionar a perda do sinal. Verifique o nível do sinal da rede e tente reiniciar a conexão do seu computador da rede sem fio. Caso a conexão ainda não tenha sido normalizada entre em contato com a Coordenação de TI do seu campus para verificação dos níveis de interferência do local e para planejamento de expansão da rede.

 

6. O que devo fazer quando precisar instalar um novo programa em meu computador?

A DIGTI, como sendo responsável pela aquisição e controle de licenças de software que são utilizados pelo IFRN, seja nos computadores dos setores administrativos ou nos ambientes acadêmicos, tem a responsabilidade de realizar a instalação dos programas requisitados pelos usuários. Essa responsabilidade é compartilhada com as Coordenações de TI dos Câmpus para que possamos atender rapidamente as demandas, caso sejam justificadas. É importante que os usuários saibam que, qualquer demanda de software pode representar custos de aquisição. Adicionalmente, a restrição de administração sobre o sistema operacional dos computadores por parte dos usuários, reduzem substancialmente a possibilidade de problemas de mal funcionamento por erros de configuração, instalação de softwares inadequadas e atividades maliciosas por parte de Vírus, Worms e Malwares. Caso o usuário necessite a instalação de um novo programa que para o exercício de seu trabalho, por favor, fazer a solicitação através da Central de Serviços de TI no SUAP

 

7. Como conectar o meu computador à rede sem fio corporativa do IFRN? 

A sua conexão deve estar configurada da seguinte forma para manter-se conectada à wIFRN-Corp:

  • Nome da rede: wIFRN-Corp
  • Tipo de Segurança: WPA2-Enterprise
  • Tipo de criptografia: TKIP

Para mais detalhes, veja o guia: Conectando-se à rede sem fio corporativa do IFRN.

 

8. Porque o meu registro de ponto eletrônico não aparece no SUAP?

O sistema de ponto eletrônico funciona com a comunicação entre os diversos terminais de ponto, distribuídos pelos Campi, e o servidor do SUAP. Os terminais estão constantemente se comunicando e atualizando as informações de registros de ponto. Contudo, pode haver momentos de mal funcionamento na rede que pode impedir essa comunicação. Nessa situação, os terminais só irão enviar as informações para o SUAP, quando o funcionamento da rede for reestabelecido. Portanto, caso não veja seu registro, comunique a Coordenação de TI do Câmpus para que ela possa verificar se a algo que possa ser feito. Ou, se é só questão de esperar que a conexão de rede seja reestabelecida.

 

9. Como faço para receber os emails do IFRN em meu smartphone ou tablet?

Você pode configurar seu dispositivo móvel para o recebimento de emails institucionais. Para isso, basta acessar o link abaixo, selecionar o tipo de aparelho e seguir os passos descritos.

Configurando a conta de email do IFRN em Smartphones e Tablets

 

10. Como faço informar sobre o recebimento de mensagens de email do tipo SPAM?

Para que a DIGTI possa tomar providências quanto ao recebimento de alguma mensagem de SPAM por parte dos usuários de email do IFRN, é necessário que seja enviado para a mesma uma cópia da mensagem considerada SPAM. Para tal, o usuário da conta de email @ifrn.edu.br poderá fazer isso de duas formas: A primeira é abrindo um chamado do tipo "Informar recebimento de SPAM" na Central de serviços de TI no SUAP, informando os dados relativos a mensagem recebida, tais como, endereço de email do remetente e assunto da mensagem considerada SPAM. Ou, poderá simplesmente encaminhar a mensagem como anexo para o endereço digti@ifrn.edu.br, colocando no assunto do email: "Informar recebimento de SPAM". No segundo caso, essa operação poderá ser feita no Webmail utilizando o botão direito do mouse na referida mensagem, e escolher a opção "Encaminhar como Anexo".

 

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