Você está aqui: Página Inicial / Tec. da Informação / lateral / Serviços / Google Sala de Aula (Google Classroom)

Google Sala de Aula (Google Classroom)

logo-google_classroom

O Google Sala de Aula permite criar um ambiente onde o professor possa compartilhar com os alunos materiais, bem como criar e receber tarefas e trocar informações através de email e mensagens instantâneas. Por ser um ambiente integrado com o Google Apps for Education, ele disponibiliza todos os Apps do Google em uma conta que, nesse caso, utiliza um subdomínio do IFRN que criamos para isso: “@escolar.ifrn.edu.br”. Portanto, aqueles interessados em criar uma conta para utilizar o serviço, receberão um email no modelo nome.sobrenome@escolar.ifrn.edu.br. O serviço está disponível para todos os Docentes e Alunos do IFRN. O professor que se interessar em utilizar o ambiente cooperativo deverá solicitar aos alunos que criem uma conta.

Principais recursos do serviço:

• Tamanho para armazenamento de e-mails e arquivos ilimitado;
  • Sistema de Email Gmail
  • Mensagens instantâneas Hangouts
  • Calendário com agendamento
  • Colaboração com documentos
  • Ferramenta para ambiente de Sala de Aula
  • Criação de Websites
  • Participação em redes sociais

Prazo de uso dos recursos do serviço:

É importante que os usuários tenham conhecimento de que a disponibilidade desse serviço, juntamente com seus dados armazenados no mesmo, será durante o período que existir o vínculo com o IFRN, seja ele Aluno ou Servidor. Após a perda do vínculo de Aluno (Regularmente Matriculado) ou Servidor (Ativo), a conta de usuário dos serviço de TI do IFRN (IFRN-Id) será automaticamente desabilitada (30 dias após a perda do vínculo) e, consequentemente, o acesso ao serviço de Google Class Room será automaticamente desabilitado. A DIGTI não faz cópia dos dados dos usuários nesse serviço e, portanto, não se responsabiliza pelos mesmos, ficando de inteira responsabilidade dos usuários fazerem a cópias das informações que julgarem necessário antes de terem seu acesso desabilitado.

Como criar uma conta do Google Sala de Aula?

1. Acessar o SUAP.
  2. Na tela principal, escolher a opção de endereço de email no link para criar a conta do Google Sala de Aula:
    • O padrão de formato do endereço de email é nome.sobrenome@escolar.ifrn.edu.br
  3. Após a escolha, a caixa de email será criada automaticamente e, num prazo de até 2h, já estará disponível para uso.

Como acessar minha conta do Google Sala de Aula?

1. Acessar o SUAP.
  2. Na página Principal do SUAP, utilize o link “Google Sala de Aula” no canto superior direito (Esse link só funcionará após a criação da conta, dentro do período mencionado anteriormente).
  3. O acesso será direto, sem a necessidade de autenticação, uma vez que o usuário já está autenticado no SUAP.

* Para mais informações sobre o Google Sala de Aula, acesse https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR