Você está aqui: Página Inicial / Tec. da Informação / lateral / Serviços / Comunicador interno Institucional

Comunicador interno Institucional

Serviço de comunicação instantânea, voz e vídeo com computadores e dispositivos móveis

O Comunicador interno permite que os servidores do IFRN possam se comunicar através de texto, voz e vídeo, utilizando para isso uma aplicativo instalado nos computadores corporativos ou através de um "App" nos seus "smartphones" corporativos ou pessoais. Os usuários do comunicador interno são todos os servidores do IFRN e o seu uso não está restrito a rede do IFRN, podendo ser feito de qualquer lugar, desde o usuário tenha acesso a internet por wifi ou rede de dados celular.

O comunicador está também integrado ao webmail do IFRN, permitindo através do mesmo que os servidores possam se comunicar através de mensagens de texto instantâneas.

As principais funcionalidades para os usuários do serviço são:

  • Mensagens instantâneas: Permite que os usuários se comuniquem usando mensagens instantâneas em qualquer lugar com qualquer dispositivo compatível.
  • Comunicação com voz: Através do cliente para desktop, smartphone ou tablet, é possível realizar chamadas de voz para outros usuários conectados no comunicador ou até mesmo realizar ou receber chamadas para ramais da instituição. Para chamar o ramal da instituição, basta discar no teclado do aplicativo o número do ramal de destino. Para discar de uma ramal para algum usuário conectado no comunicador, basta discar no teclado do ramal: asterisco (*) seguido do número da matrícula do usuário.
  • Reuniões ou conferência com voz e vídeo: O comunicador interno permite a realização de reuniões entre dois usuários ou conferências entre mais de dois usuários, com recursos de voz e vídeo, além de recursos adicionais como apresentação de slides, compartilhamento de tela, quadro branco, gravação do encontro, entre outros.
  • Reunião com pessoas externas: É possível que um usuário do  Comunicador realize uma reunião com um convidado externo, com todos os recursos de voz e vídeo. O usuário externo pode participar como convidado e poderá usar ou o aplicativo cliente, caso o tenha instalado, ou usar uma versão web que funciona nos navegadores IE, Chrome ou Firefox (necessário plugin Silverlight instalado).

Os manuais de uso do comunicador para cada plataforma estão listados abaixo:

Desktop

Smartphone/Tablets

Webmail institucional

Ações do documento

Página em carregamento