Inscrições

De 10 de junho a 06 de agosto de 2013 (sem submissão de trabalho):
Estudante de graduação e de pós-graduação  R$ 70,00 
Professores da educação básica R$ 70,00 
Professores da educação superior R$ 105,00 
Público em geral R$ 130,00 
Normas para submissão de trabalhos:



Realizar inscrição

  • Com submissão de trabalho (prorrogado até: 09/06/2013): Inscrições encerradas!
  • Sem submissão de trabalho: Clique aqui.
  • Envio do comprovante de depósito: Clique aqui.
Eixos temáticos para submissão de trabalhos
  • Políticas em educação profissional
Tem-se como perspectiva, nesta sessão, agregar pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação em torno do tema “Políticas em educação profissional”, e que evidenciem em suas análises, resultados de pesquisa acerca dessas políticas em todos os aspectos e em especial, daquelas integradas à educação básica pública que vem sendo desenvolvidas no século XXI. 

Dessa forma, nesta linha temática espera-se a submissão de trabalhos que abordem os temas:
  • Ensino médio integrado, incluindo os cursos regulares e a educação de jovens e adultos; 
  • Organização e gestão da educação profissional; 
  • Programas e projetos em educação profissional e suas interfaces com a educação básica e superior;
  • Democratização do acesso e expansão da educação profissional nas redes públicas de ensino;
  • Expansão da rede federal de educação profissional. 

  • Práticas integradoras em educação profissional
Objetiva-se, nesta sessão, agregar professores-pesquisadores e estudantes de pós-graduação das mais variadas áreas de conhecimento, atuantes em diferentes níveis e modalidades de ensino, para juntos debaterem o tema em torno de relatos de experiências pertinentes à área da educação profissional nesse momento histórico-social. De igual modo, creditam-se para o desenvolvimento desse debate, trabalhos - resultados de pesquisas cujo campo empírico seja práticas integradoras em educação profissional e/ou que tratem do sentido do trabalho educativo de professores em seus múltiplos significados no âmbito das políticas que demandam práticas integradoras na formação profissional.

Assim, os trabalhos submetidos nesta linha temática devem enfocar os temas:
  • A relação teoria e prática no ensino médio integrado;
  • Experiências de práticas integradoras em educação profissional;
  • Estudos sobre articulações entre conteúdo, método e forma na educação profissional;
  • Tecnologias educacionais aplicadas à educação profissional;
  • Ciência, tecnologia e práticas integradoras.

  • Formação de professores para a educação profissional

Pretende-se, nesta sessão, colocar em discussão trabalhos acadêmicos e científicos que articulem a temática “Formação de professores para a educação profissional”, respaldando-se nos princípios legais e institucionais que permitem reflexões acerca da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no processo de formação de professores para a educação profissional. Tem-se em perspectiva promover um diálogo entre pesquisadores e estudantes da pós-graduação em torno de categorias como: trabalho, ciência, tecnologia, memória, cultura e sociedade inseridas nessa formação e na produção de conhecimento para a área com vistas à ampliação e a cooperação entre instituições acadêmico-científicas formadoras  e entre grupos que convirjam em suas linhas de pesquisa para a formação docente.

Nesse contexto, os trabalhos submetidos devem tratar dos temas:
  • Formação docente na educação básica e na educação profissional: convergências, especificidades e contradições.
  • Formação inicial, continuada e autoformação docente na educação profissional;
  • Fundamentos legais e pedagógicos que orientam a formação docente no campo da educação profissional;
  • Formação docente e currículo integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura;
  • Formação dos sujeitos docentes e diversidade;
  • História e memória da formação docente na educação profissional.

Publicação da relação dos trabalhos aceitos para apresentação no evento a partir do dia 17 de junho de 2013

Ações do documento

Página em carregamento