Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Biblioteca Central / lateral / Conteúdo digital / Bibliotecas Virtuais

Bibliotecas Virtuais

São um espaço informacional digital que tem seu acervo constituído de documentos digitais em diversos formatos (livros, artigos, teses, dissertações, dentre outros) disponibilizando-os ao usuário. Selecionamos algumas bibliotecas para você:



MEMORIA (Repositório Institucional do IFRN)

Memoria IFRNO Memoria é o repositório institucional da IFRN desenvolvido com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em formato digital. Pretende reunir o conjunto das produções acadêmicas, científicas, artísticas e administrativas deste Instituto Federal, a fim de aumentar seu impacto da investigação, sua visibilidade e dos que nela trabalham, transparência com a gestão dos recursos públicos, bem como garantir a preservação da memória intelectual do IFRN. Clique aqui para ter acesso! 


SCIELO

ScieloElectronic Library Online (SCIELO) é biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, disponibilizando um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. Clique aqui para ter acesso! 

 

PERIÓDICOS CAPES

Periódicos CAPES

A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação no Brasil. O seu portal de periódicos, oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 21.500 periódicos. Clique aqui para ter acesso!

 

 EBRARY

EbraryA Universidade de Brasília disponibiliza à comunidade acadêmica a base de dados Ebrary Academic Complete, a maior base de livros eletrônicos do mundo, uma biblioteca virtual que oferece acesso à integra de mais de 76.000 livros em formato digital, por todos os usuários sem limite de acesso. Cobrindo todas as áreas de conhecimento, a base oferece acesso prático e rápido a livros de mais de 400 das melhores editoras mundiais. Dentre as editoras incluídas na ebrary™ estão Springer, Wiley, Elsevier, MIT Press e Cambridge University Press. Clique aqui para ter acesso!

 

 PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

Domínio PúblicoO "Portal Domínio Público", propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Clique aqui para ter acesso! 

 

BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN

Biblioteca BrasilianaA Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. O acervo doado à USP em 2006 reúne material sobre o Brasil ou que, tendo sido escrito ou publicado por brasileiros, são obras importantes para a compreensão da cultura e história do país. O conjunto é constituído por obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas. Clique aqui para ter acesso!

 

BIBLIOTECAS VIRTUAIS TEMÁTICAS - IBICT

IbictSão coleções referenciais que reúnem e organizam informações na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento. Trata-se de coleções de links para documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos: os relativos ao seu conteúdo e os que identificam de forma descritiva o documento. As bibliotecas virtuais são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos no ambiente Web. Clique aqui para ter acesso!

 

PORTAL DO LIVRO ABERTO

Livro aberto IBICTSão coleções referenciais que reúnem e organizam informações na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento. Trata-se de coleções de links para documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos: os relatiO Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Assegurando os direitos de autoria, o Portal visa contribuir para dar visibilidade à publicação oficial brasileira, conforme os preceitos do Manifesto de Acesso Aberto do IBICT, com vista à democratização do acesso à informação pública. Clique aqui para ter acesso!

 

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

BDTDA Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior. Ela foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002. Clique aqui para ter acesso!

 

PROJECT GUTENBERG

GUTEMBERGO Project Gutenberg oferece mais de 38.000 livros eletrônicos gratuitos em vários idiomas, inclusive em português, em formato epub ou formato kindle. Pode-se fazer o download das obras ou simplesmente ler on-lineClique aqui para ter acesso!  

 

 

REVISTAS CIENTÍFICAS DA AMÉRICA LATINA, CARIBE, ESPANHA E PORTUGAL (REDALYC)

RedalycA REDALYC Pretende ser uma plataforma líder em serviços de informação científica de acesso aberto em todo o mundo, visando atender as necessidades de informação especializados de estudantes, pesquisadores e tomadores de decisão no desenvolvimento científico e tecnológico; através da recuperação e consulta de conteúdo especializado e geração de indicadores para quantitativa e qualitativamente saber como a ciência está sendo feito na América Latina. Clique aqui para ter acesso!

 

PROGRAMA DE ACESSO  À INFORMAÇÃO ELETRÔNICA DA UNICAMP

SBUA Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, disponibiliza teses e dissertações defendidas na UNICAMP, trabalhos de conclusão de curso, periódicos editados na Universidade e livros das coleções através de arquivos completos empdfClique aqui para ter acesso!

 

REVISTAS ELETRÔNICAS DO SIBI/USP

Sibi USP revistasO Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas.Trata-se de mais um dos serviços do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas, desde 1986. Clique aqui para ter acesso!

 

 

Ações do documento

Página em carregamento