Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Biblioteca Setorial / lateral / BSWB / Histórico

Histórico

A Biblioteca Setorial Walfredo Brasil (BSWB) surgiu a partir da criação de uma sala de estudos, localizada na Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC). Essa sala fora idealizada pelo prof. Robson Santana Pacheco. A consolidação do espaço como biblioteca veio somente com a aprovação do Mestrado em Educação Profissional. Em 23 de setembro de 2013, estabeleceu-se como Biblioteca Setorial Walfredo Brasil (BSWB). O nome foi uma homenagem ao professor de Física que prestou honrosos serviços, no período de 20/04/1970 a 18/02/1991, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). A biblioteca estruturou-se por meio de contribuições do diretor geral José Arnóbio de Araújo Filho, do ex-diretor da DIAC Cláudio César de Medeiros Braga, do coordenador e professor do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação Profissional Dante Henrique Moura, do Diretor de Administração Francisco Antônio de Pontes e da Bibliotecária Maria Ilza da Costa, que atuou e atua como bibliotecária responsável. Inicialmente, a biblioteca atendia as necessidades informacionais, aos alunos de graduação da DIAC e os alunos dos programas de pós-graduação do Mestrado em Educação Profissional e do Mestrado do Ensino de Física. No ano de 2014, passou a atender, também, os cursos de  pós-graduação da Diretoria de Recursos naturais (DIAREN).

A Biblioteca, atualmente, dispõe de uma área total de 128,448m². Essa área comporta cabines de estudos individuais, salão de estudo, balcão de atendimento, guarda-volumes, seção de processamento técnico e sala do bibliotecário.

A BSWB é um setor complementar que tem a missão de dar suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar produtos e serviços informacionais nas áreas de atuação e abrangência da comunidade acadêmica.

O acervo geral da BSWB, até novembro de 2015, compreende um total de mais 1428 títulos e 4736 exemplares. Esse acervo é composto por livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações e Multimeios das diversas áreas do conhecimento. Também são disponibilizados à comunidade acadêmica acesso a Ebooks, com aproximadamente 100.000 títulos, por meio da Ebrary, em diversas áreas do conhecimento e mais de 37 mil periódicos eletrônicos via o Portal Capes.

 

Ações do documento

Página em carregamento