Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Pró-Reitoria

Pró-Reitoria

A Pró-Reitoria de Extensão é o setor responsável pelas políticas de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, atuando, no âmbito da Reitoria, com o apoio das Assessorias de Programas e Convênios,  Relações Internacionais e Relações com o Mundo do trabalho.

No âmbito dos campus do IFRN, a Pró-Reitoria conta com o apoio da Diretoria de Extensão do Campus Natal Central e das Coordenações de Extensão dos demais Campi, cujo trabalho está voltado para a inserção do aluno estagiário da instituição no mercado de trabalho e para o estabelecimento de parcerias com a sociedade civil organizada nas áreas de atuação do Instituto.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

As atividades de extensão no IFRN, gerenciadas em nível sistêmico pela Pró-Reitoria de Extensão, foram regulamentadas pela Resolução n.º 35/2006 do Conselho Diretor, atual Conselho Superior/CONSUP, da Instituição.

Consideram-se atividades de extensão as ações de caráter educativo, cultural e científico que articulam ensino e pesquisa, que envolvem professores, alunos e servidores técnico-administrativos e que se enquadram nas seguintes modalidades:

  • Programa - Conjunto de ações (cursos, eventos e prestação de serviços) reunidas em uma grande ação de médio e longo prazo.
  • Projeto - Conjunto de ações contínuas de caráter educativo, cultural, científico e tecnológico. Pode estar vinculado ou não a um programa.
  • Curso - Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático.
  • Evento - Ação que implica a apresentação e exibição pública e livre, ou para clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, reconhecido pelo IFRN.
  • Prestação de Serviços - Realização de trabalho oferecido pelo IFRN ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), tais como consultoria, perícias e laudos técnicos.

Para assessorar a Pró-Reitoria nessa seleção, análise e emissão de parecer sobre as propostas, além de apreciar e aprovar os relatórios das ações desenvolvidas, o IFRN instituiu um Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPEX), de caráter consultivo e deliberativo.

PROCEDIMENTOS

  • Todos os procedimentos referentes a submissão de programas e projetos de extensão, fomentados com recurso do IFRN, são realizados via Sistema de Administração Pública-SUAP, módulo projetos. 
  • O módulo projetos contempla desde a emissão do edital, inscrição da proposta, pré-avaliação, avaliação, recurso referente a fase de seleção e todo monitoramento do projeto durante a fase de execução.
  • Os  programas e projetos selecionados e fomentados com recurso externo, também, são registrados no módulo projetos para  serem computados no relatório de gestão.
  • Para promover atividades de extensão, os proponentes devem preencher formulário específico, encaminhando-o para a Pró-Reitoria de Extensão com o visto da Diretoria de Educação e Tecnologia ao qual a ação está vinculada.   
  • Os projetos submetidos a editais externos de extensão também devem ser encaminhados através da referida Pró-Reitoria.

NORMAS


FORMULÁRIO



Telefones:

Pró-Reitoria de Extensão
Pró-Reitora: Régia Lúcia Lopes

4005-0778
Assessoria de Programas e Projetos
Sandra Maria da Nóbrega
4005-0879
4005-0874
Assessoria de Extensão e Relações Internacionais
Marcelo Henrique Carneiro Camilo

4005-0771
Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho
Thiago José de Azevedo Loureiro

4005-0891
4005.0759
Secretaria
Fernando Antônio da Silva

4005-0779

 

 

Ações do documento

Página em carregamento