Você está aqui: Página Inicial / Comunicação e Eventos / Política de Comunicação

Para que comunicação? É com esta pergunta que a Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria está indo a cada um dos campi do IFRN. O objetivo é, através do diálogo, inicialmente com servidores, entender melhor quem é a Instituição, qual a sua função na sociedade e por que ela precisa se comunicar.

O resultado dessa e de outras discussões será a Política de Comunicação do IFRN. O documento tem como diretrizes a comunicação pública e estratégica, aliada do processo de construção da cidadania e de gestão. Assim, pronta, deverá ser um norte quanto à identidade do IFRN e, por consequência, de todo seu fazer institucional.

Nesse sentido, a elaboração desta Política torna-se um grande desafio. Como promover unidade no fazer e falar de uma Instituição tão plural como o IFRN? Que possui 21 campi, nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte, com diferentes eixos tecnológicos e, por isso, características próprias? Que atende a mais de 30 mil estudantes, com o apoio de mais de 3 mil servidores e com uma diversidade enorme de cursos e ações?

São identidades várias, cheias de especificidades: diversidade! Acreditamos que a unidade deve vir do fato de estarmos unidos no mesmo propósito de transformar a realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais. Somos um quando estamos conectados em rede!

Desse modo, além das conversas nas visitas aos campi, vão colaborar com esta Política de Comunicação uma equipe multicampi, formada por comunicadores, estudantes, através da Rede de Grêmios do IFRN (REGIF), e representantes das principais áreas de nossa atuação: pesquisa e inovação tecnológica, extensão, internacionalização, educação a distância e sustentabilidade. Juntas, elas dizem quem somos. Em articulação, constroem o nosso ensino. Juntos, em trocas constantes de conhecimento, trabalho e tecnologia, construímos o IFRN!

Sendo assim, se entendemos que comunicação é troca (diálogo!), podemos concluir que a comunicação está em tudo! Nas aulas que ministramos, nas pesquisas que desenvolvemos, nas cooperações que estabelecemos com outros órgãos ou no atendimento que prestamos ao pai de um aluno.

Para ampliar ainda mais esse processo de troca (interação!), uma série de postagens nas redes sociais vai acompanhar a elaboração de cada um dos capítulos que vão compor esta política. Você está convidado(a) a somar esforços à gente e fortalecer a nossa rede.  Veja nos links na lateral as principais informações sobre o conteúdo que deverá formar a nossa Política de Comunicação. Fique atento às postagens nas nossas redes sociais e, quando estiver pronta a minuta do documento, envie suas contribuições para a consulta pública que abriremos. O IFRN é você! Não perca a oportunidade de fazê-lo ter a sua marca!

Comissão de elaboração

Em breve.

Capítulos

Serão postados quando tivermos as primeiras versões.

LANÇAMENTO DO SITE – 28/07 (OK)

REUNIÃO COM GT DE ASSESSORIA PARA ESCRITA DO ÚLTIMO CAPÍTULO: 22/09

ENTREGA DOS CAPÍTULOS: até 29/09