Trabalhos transformam crônicas em programas de rádio e tv

Gênero foi estudado em sala de aula e adaptado a novos formatos

Publicada em 19/09/2014 Atualizada há 1 ano

Partindo da reflexão de que a crônica é o gênero textual que mais se aproxima do cotidiano dos estudantes, o professor de Língua Portuguesa Luiz Alberto Pimentel lançou um desafio aos alunos dos segundos anos do integrado em Edificações: adaptar crônicas a outros formatos, como talk-show, telejornal e programa radiofônico. O resultado dessa proposta foi apresentado nesta sexta-feira (19) através de trabalhos que priorizaram a criatividade e o bom-humor.

Os alunos mergulharam no universo de crônicas que refletem o cotidiano, escritas por autores renomados como Armando Nogueira, Martha Medeiros, José Saramago e Stanislaw Ponte Preta. As apresentações passaram por um divertido debate político, por um programa de rádio despojado e até por um telejornal de notícias fictícias, dentre outras adaptações também criativas.

Para o professor Luiz Alberto, o desenvolvimento do trabalho atingiu os objetivos. “Ao considerar que a crônica aproxima o texto do universo dos alunos, conseguimos proporcionar maior interação, ao envolvê-los em situações e fatos que, normalmente, permeiam toda a sociedade, além de despertar o prazer pela leitura e fixação do conteúdo de maneira mais dinâmica e lúdica”, avaliou Luiz Alberto.