Conquistas

Trabalhos do IFRN-SGA são premiados na Secitex

Campus teve participação ativa na segunda edição do evento

Publicada em 30/11/2016 Atualizada há 1 ano

Estande do IFRN-SGA na Secitex teve boa frequência diária

A II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex 2016), realizada entre os dias 23 e 26 deste mês, no Campus Parnamirim, foi marcada pela sua diversificada programação composta por vários eventos. Durante quatro dias foram apresentados à sociedade e à comunidade acadêmica a produção do Instituto nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Além de apresentar informações sobre seus cursos através de estande, o IFRN São Gonçalo do Amarante marcou sua participação com a realização de atividades e conquista de relevantes premiações através de trabalhos apresentados por alunos. Integrando a programação geral, o campus realizou também sua III Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec), que ocorreu na noite da quinta-feira (24).

As atrações da Secitec foram abertas pela apresentação do projeto Fisart, coordenado pelo professor José Neto e que aborda conceitos da Física de forma lúdica e criativa através de esquetes e paródias. Outra atividade do campus foi a encenação da peça teatral “Psicose”, dirigida pela profa. Rebeka Seixas, e que teve a performance dos alunos elogiada pelo público presente. Fechando a programação, o prof. Verner Monteiro ministrou a palestra “Aplicação do Software Autodesk Revit à Indústria da Construção Civil”.

Premiação

O IFRN-SGA ainda destacou-se pela premiação de trabalhos desenvolvidos no campus. O projeto Ecomassa obteve a 3ª colocação do Prêmio de Empreendedorismo Inovador. A iniciativa dos alunos Jackson Marciano, João Paulo Oliveira e Dennis Cleiton Matias, do curso Técnico em Edificações, desenvolve pesquisas sobre a utilização de cinzas provenientes da produção de olarias na composição da argamassa. O trabalho é orientado pela professora Jozilene de Souza.

Já na Mostra Tecnológica, o trabalho Transportijo (transportadora manual de tijolos) foi uma das três iniciativas agraciadas com o Prêmio Abric de Excelência em Iniciação Científica, da Associação Brasileira de Iniciação Científica. A ferramenta idealizada pelos alunos de Edificações Élbio Clemente, Jassira Pereira e Márcia Ferreira, facilita o transporte manual de tijolos furados, oferecendo mais conforto, menos esforço físico e maior produtividade, sendo regulável para poder transportar de três a oito tijolos por vez em cada mão, obedecendo às normas de Segurança do Trabalho. O projeto também tem como orientadora a profa. Jozilene de Souza.

Acesse:

Secitex 2016