Setic é encerrado com premiações de mostra tecnológica e concurso de ideias

Seminário foi realizado durante três dias no Campus SGA

Publicada em 29/05/2017 Atualizada há 1 ano

Comissão organizadora comemora sucesso do I Setic

Entre os dias 25 e 27 (quinta e sábado), o Campus São Gonçalo do Amarante sediou a primeira edição do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic-SGA). Com uma ampla programação, o evento registrou mais de 600 inscritos, que tiveram a oportunidade de participar de atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições.

Iniciado na quinta-feira (25) - confira a abertura, o Setic prosseguiu na sexta (26) com a realização da mesa-redonda “Formação, Estágio e Mercado de Trabalho”, onde alunos egressos do campus tiveram a oportunidade de relatar suas experiências no primeiro contato com a prática profissional, iniciada através de estágios.

Além das palestras programadas, os participantes puderam conferir as apresentações do concurso de ideias MasterPitch, onde os alunos apresentaram produtos e serviços relacionados às áreas de conhecimento de seus respectivos cursos e baseados nas tendências de mercado, como economia compartilhada, crise hídrica e mobilidade urbana.

Também na sexta-feira, foram iniciadas as apresentações da I Mostra de Inovação Tecnológica (MIT-SGA), com a exposição de 12 trabalhos desenvolvidos em campi do IFRN.

A programação do Setic reservou o sábado (27) para o segundo bloco de apresentações da MIT-SGA e a realização do campeonato de Counter Strike, além de palestras e oficinas, como a ministrada pelo professor de Edificações, Verner Monteiro, que teve as inscrições esgotadas e abordou a modelagem em impressoras 3D através da aplicação de algoritmos.

Premiação

Durante a cerimônia de encerramento do seminário, no sábado, foram anunciados os vencedores do MasterPitch e da Mostra de Inovação Tecnológica. Na área de Edificações, o primeiro lugar do concurso de ideias ficou com a equipe Tensportijo, que desenvolveu um sistema de tubulações para otimização da captação de águas destinadas às cisternas utilizadas nas residências do interior do estado, separando os resíduos provenientes das telhas e calhas.

A segunda posição da categoria ficou com o time Construindo Sonhos, que apresentou projeto para uma cadeira de rodas que pode ser utilizada em canteiros de obra, já que esses espaços não são adaptados a pessoas com deficiência motora.

Na área de Informática e Redes de Computadores, a primeira colocação foi dividida entre as equipes Unity Nest e ALT F4. Essa última apresentou um carrinho de supermercado inteligente, onde, através da identificação eletrônica de produtos, o equipamento pode ser escaneado e apresentar o valor total da compra, dispensando a utilização de caixas e agilizando o atendimento. A outra equipe campeã desenvolveu um sistema para estacionamentos comerciais, no qual o cliente pode ser guiado até as vagas disponíveis.

Já na MIT-SGA, o projeto vencedor veio do IFRN Pau dos Ferros, sob o título "Desenvolvimento de veículo aéreo não tripulado para geoprocessamento: Pesquisa e desenvolvimento visando a aplicação de VANT para coleta de dados utilizados em geoprocessamento".

A segunda e terceira colocações ficaram com trabalhos da área de robótica desenvolvidos no IFRN Parnamirim. O projeto “Robopub: do lixo ao saber. Uma proposta de intervenção técnica-educacional e social no ensino público municipal de Parnamirim” conquistou a segunda posição, seguido por “Futebol de Robôs”, que alcançou o terceiro lugar.

Encerramento

Além das premiações, o último dia do I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação também foi marcado pelos discursos de encerramento. A diretora-geral do IFRN-SGA, Marilc de Castro, elogiou e agradeceu todo o empenho e dedicação de alunos e servidores pra que o seminário obtivesse o sucesso atingido.

Para o professor Marcelo Damasceno, presidente da comissão organizadora, o evento superou as expectativas graças à contribuição dos membros da organização e dos servidores do campus envolvidos na iniciativa.

“Os elogios que tenho recebido não são meus, são de toda essa comissão e dos servidores efetivos e terceirizados que deram suas parcelas de colaboração para que tivéssemos um evento de alto nível e com ótima participação dos alunos e demais convidados”, destacou Marcelo.

Ao fim do discurso, o professor ainda deixou uma mensagem de expectativa para que o seminário se consolide no calendário acadêmico do campus. “A todos vocês, até o próximo ano. E que venha o II Setic”, concluiu.

Acesse:

Fotos: Primeiro dia de Setic (25/05)

Fotos: Segundo dia de Setic (26/05)

Fotos: Terceiro dia de Setic (27/05)

Página do Setic

extensao