Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Língua Portuguesa

Seminário discute temas polêmicos da sociedade atual

Trabalhos foram produzidos por alunos do Integrado em Edificações 3M

Publicada em 19/09/2014 Atualizada há 1 ano

Apresentar para a comunidade acadêmica do Campus São Gonçalo do Amarante temas atuais e de grande repercussão na sociedade. Com essa proposta, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (18) o seminário temático “Polêmicas da Contemporaneidade”, que teve à frente os alunos do curso técnico integrado em Edificações (turma 3M), sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa Teresa de Carvalho.

O evento foi realizado no auditório e contou com a criatividade e ousadia dos estudantes, que traduziram através vídeos, apresentações orais e encenações temas ligados à comunicação de massa, violência contra as mulheres, política e sexualidade.

A “Influência da Mídia na Sociedade” foi o primeiro trabalho a ser apresentado. Os alunos utilizaram produções videográficas e representações no palco para expor situações do cotidiano que evidenciam a influência que sofremos, seja na moda, nos hábitos de consumo, na música e também na política, da cultura de massa repercutida nos veículos de comunicação.

O “Preconceito Enfrentado pelas Mulheres” foi o tema abordado na segunda apresentação. Nela, as alunas representaram, em vídeo, depoimentos reais de mulheres vítimas da violência doméstica e do preconceito. Ao final, foram feitas reflexões acerca dos temas. Na sequência, o atual contexto político das eleições majoritárias foi apresentado de forma satírica com a simulação de um debate entre candidatos à Presidência da República. A irreverência e a interpretação caricata de cada personagem marcaram a encenação.

Fechando o seminário, a sexualidade e seus tabus foram expressos através de performance musical, apresentações orais e vídeos produzidos pelos alunos abordando a visão sobre o tema em diferentes culturas. Na próxima quinta-feira (25), o seminário temático será fechado com novas apresentações.

Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/ifrnsga

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas