Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDIFICAÇÕES

Professoras do IFRN-SGA ministram minicurso na Expotec de São Paulo do Potengi

A metodologia abordou o universo da iluminação de interiores

Publicada em 14/09/2018 Atualizada há 1 ano

Professoras Gabriela Bruno e Deisyanne Camara ministrando oficina na II Expotec

As professoras do curso de Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, Gabriela Bruno e Deisyanne Camara, ministraram, nessa semana, o minicurso sobre o universo da iluminação de interiores, na II Exposição Científica e Tecnológica (EXPOTEC) do Campus São Paulo do Potengi. O evento, cuja temática ressalta a importância da ciência para a redução das desigualdades – mesma abordagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia –, também contou com o III Evento em comemoração ao dia do Técnico em Edificações (EDTE).

De acordo com a professora Gabriela Bruno, a proposta era não só de oferecer aos participantes conceitos básicos sobre o universo da iluminação de interiores, mas também de abordar as tendências envolvidas e aspectos técnicos dos projetos luminotécnicos. Ela ainda destacou o cruzamento interdisciplinar adotado na metodologia do minicurso. “A experiência foi muito enriquecedora, pois contou com a visão de duas áreas diferentes (engenharia e arquitetura)”, disse.

No momento, os participantes ainda tiveram a oportunidade de desenvolver a sua própria luminária, utilizando materiais sustentáveis, como a lata de leite em pó. Dessa forma, o minicurso contribuiu, de um lado, com a compreensão de conceitos técnicos sobre a iluminação de interiores e, de outro, com a conscientização sobre as práticas sustentáveis, ressaltando a reutilização de materiais.

II Expotec IFRN-São Paulo do Potengi

Com uma programação recheada de arte, ciência e tecnologia, a II Exposição Científica e Tecnológica do Campus São Paulo do Potengi do IFRN teve como objetivo principal promover a conscientização da comunidade local de que a ciência, o conhecimento e a tecnologia devem estar a serviço do bem-estar social, contribuindo com a redução das desigualdades e com a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos economicamente.

O evento contou com minicursos, palestras, mesas redondas, salas temáticas e apresentações de projetos de pesquisa e de extensão do Campus. A II Expotec e a III EDTE seguem até hoje (14/09).

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas