capacitação

Professora do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante participa de capacitação na área de Eficiência Energética em Edificações

O objetivo é de formar profissionais em Energias Renováveis e Eficiência Energética considerando-se o grande potencial do Brasil no desenvolvimento dos setores produtivos nessas áreas

Publicada em 23/04/2018 Atualizada há 1 ano

O segundo módulo, acontece essa semana, de 23 a 27 de abril, no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

A professora Deisyanne Câmara Alves de Medeiros está entre os dois selecionados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), para participar do curso de capacitação de Instrutores na área de Eficiência Energética em Edificações. O curso de capacitação é uma Iniciativa do programa Profissionais para Energias do Futuro: uma parceria entre a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/ MEC), com o objetivo de formar profissionais em Energias Renováveis e Eficiência Energética.

O curso foi dividido em dois módulos com 40 horas de duração cada. O primeiro módulo aconteceu no Instituto Federal de Brasília, campus Samambaia/DF, no período de 09 a 13 de abril de 2018 e abordou de modo mais teórico, porém com a inclusão de exercícios práticos, os temas relativos ao desempenho energético em novos prédios, diagnóstico energético, tecnologia energética predial, automação predial e projeto de eficiência energética em edificações.

O segundo módulo, acontece essa semana, de 23 a 27 de abril, no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e terá caráter de auditoria energética prática em um edifício. Contemplará, de forma amostral, a abordagem de um diagnóstico, elaborando medições e analisando processos prediais acerca de eficiência energética. Para tanto, será selecionado um edifício onde serão realizadas medições em suas instalações. Ao final do curso, os participantes elaborarão um relatório conclusivo de diagnóstico, sobre o que foi medido, e apresentarão para a empresa gestora do edifício.

A participação dos nossos professores nesses cursos tem caráter estratégico no engrandecimento do IFRN perante o potencial evolutivo da área e devido à crescente necessidade por profissionais qualificados. O projeto tem uma linha de atuação que promove a educação profissional e tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, haja vista o grande potencial do Brasil no desenvolvimento dos setores produtivos nessas áreas e a necessidade de ampliação de formação profissional.

servidores