REPORTAGEM ESPECIAL

Por Dentro do Campus: Setor de Saúde e o compromisso com a qualidade de vida dos nossos alunos

Reportagem dá início a uma série que aborda a atuação dos setores do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN.

Publicada em 05/02/2019 Atualizada há 1 ano

Marcia Marilac é odontóloga do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. Foto: COCSEV

A Comunicação Social e Eventos (COCSEV) inicia uma série de reportagens sobre a atuação dos setores que compõem o Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. Todas as terças e quartas, nossa equipe acompanhará o trabalho e as atividades desenvolvidas por servidores que, de um lado, movimentam as capilaridades de apoio e parceria com a comunidade acadêmica e instituições parceiras e, de outro, fazem com que os pulsos do Instituto estejam sempre ativos em busca da prestação de serviço eficiente, o que efetiva nosso compromisso com uma educação pública de qualidade.

Nossa série inicia com um setor que, apesar de escondido na estrutura administrativa, faz uma diferença enorme na vida dos nossos estudantes e servidores: o Setor de Saúde.

O Setor

O principal objetivo do Setor de Saúde é trabalhar na perspectiva da promoção, proteção e recuperação da saúde, em baixo nível de densidade tecnológica e atendimentos de primeiros socorros em urgência e emergência. Ele conta com estrutura moderna, equipamentos de alta precisão que ajudarão nos primeiros atendimentos ambulatórios dos alunos e servidores do Campus.

É mais do que um simples espaço de busca de auxílio médico, pois se compromete com a qualidade de vida da comunidade acadêmica, desenvolvendo campanhas de prevenção e informação sobre diferentes temáticas importantes, como ocorreu, no ano passado, com o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, desenvolvidas em parceria com a COCSEV e a COGPE, entre outras.

Informação com a qual podemos lidar em situações diversas do nosso dia, que vão desde noções básicas de primeiros socorros até hábitos alimentares saudáveis, limpeza bucal, educação sexual e problemas psicológicos. O Setor de Saúde ainda atua, de forma profícua, nas campanhas de vacinação e na avaliação biomédica, por meio da qual traça o perfil dos alunos ingressantes e atua na promoção e conscientização de causas diversas e no tratamento dos problemas observados.

Nesse processo biomédico, inclusive, é possível identificar, tendo em vista a triagem realizada no ingresso dos estudantes do IFRN, problemas visuais, de nutrição (obesidade e outros), cardiológico, hipertensão, diabetes e questões emocionais (ansiedade e outros) e psicológicos (distúrbios alimentares e outros), o que faz com que os profissionais possam trabalhar em cima das questões levantadas, procurando soluções e tratamentos.

A equipe

Atualmente, a equipe é composta por seis profissionais: Ricardo Alexandre, clínico geral; Ideize Medeiros, técnica em enfermagem; Marcia Marilac, odontóloga; Ivan Xavier, psicólogo; Roberta Manso, técnica em enfermagem; e Elaine, assistente de odontologia, além de bolsistas que atuam na recepção logística do Setor.

O Setor também estabeleceu, nos últimos anos, parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante e com a Universidade Potiguar, que juntas trabalharam em ações de vacinação e nutrição, respectivamente. O objetivo, segundo Ideize, é que a parceria seja novamente firmada, labutando, conjuntamente com essas e outras instituições, na busca da excelência dos serviços oferecidos.

Atendimento e Serviço

Aberto de segunda a sexta, o setor conta com agendamento de consultas, realizado via Suap, nas áreas de medicina, enfermagem e psicologia. Por motivos operacionais, as ações de odontologia estão temporariamente suspensas, sem previsão para retorno.

Apesar disso, Marcia Marilac, odontóloga do Campus, acredita que, em breve, os problemas serão solucionados e poderá atender o máximo de estudantes possíveis. “Minha expectativa é atender o máximo de alunos e conseguir terminar o tratamento odontológico de nossos alunos com precisão”, ressaltou. Os atendimentos odontológicos também são efetuados por meio de agendamento, o que ocorre nas sextas-feiras, pelo Suap.

Queixa antiga dos alunos do turno noturno passou a ser solucionada por meio do atendimento médico, no período sinalizado, pelo menos, durante dois dias da semana. De acordo com Ideize, os alunos da noite podem ficar tranquilos quanto ao atendimento que será realizado pelo Dr. Ricardo Alexandre. “Montamos nosso cronograma e o atendimento, no turno da noite, está garantido durante dois dias da semana”, contou.

Expectativas

Em 2019, os servidores pretendem ampliar os serviços oferecidos para os estudantes e servidores. O intuito é reforçar as campanhas e parcerias, além de aprimorar o serviço de atenção primária aos alunos. Busca-se maior enfoque na educação sexual, abordando as infecções sexualmente transmissíveis e realizando testes rápidos para HIV e Hepatites.

Além disso, o Setor pretende reforçar o diálogo com a comunidade acadêmica, recebendo sugestões de melhorias para que possa, cada vez mais, efetuar um serviço primoroso.

Quer entrar em contato com o Setor de Saúde? 4005-4111 Ramal 7417/7424.

servidores