REPORTAGEM ESPECIAL

Por Dentro do Campus: Serviço Social promove a inclusão por meio da assistência estudantil

Segundo setor da série de reportagens sobre a atuação dos servidores no Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN traça o perfil do Serviço Social.

Publicada em 06/02/2019 Atualizada há 1 ano

Servidora Noelma Guimarães Martins é assistente social do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. Foto: COCSEV.

Nesta quarta-feira, nossa série de reportagem pousou firme na sala que, em certos períodos do ano, recebe dezenas de solicitações de análise socioeconômica, em busca dos auxílios estudantis, que garantem a permanência e o sucesso dos nossos alunos dentro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Afinal de contas, você já deve ter ouvido falar que o “IFRN é uma mãe”. E, como qualquer mãe, faz de tudo para que seus filhos tenham seus direitos garantidos e possam atingir seus objetivos, desde o ingresso até o tão sonhado diploma que garante não só uma profissão para o mercado de trabalho, como também uma formação cidadã, responsável e consciente sobre nossa missão no mundo.

Nessa reportagem, você vai conferir as atividades do Setor de Serviço Social, assim como informações sobre os próximos editais de assistência estudantil e oportunidades. Além de tudo isso, você vai conhecer o olhar sensível e apurado para o outro, da servidora Noelma Guimarães Martins, assistente social do Campus, que contribui para a pluralidade de nossa comunidade acadêmica e, sobretudo, faz o IFRN uma instituição diferenciada.

O Setor de Serviço Social

Muitos estudantes do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN efetuam atividades no contraturno escolar, devido às ações de pesquisa, extensão, estágios, das quais fazem parte. Outros participam, como bolsistas de apoio técnico, com diversos setores da instituição. Outra leva se desloca em grandes distâncias até o Campus, como é o caso dos discentes que moram em outros municípios da Região Metropolitana (Macaíba, Natal, Ceará-Mirim, Parnamirim). E o que todos eles têm em comum? O Setor de Serviço Social.

O Setor de Serviço Social, nesse sentido, atua nas ações de assistência estudantil que fazem com que os alunos em situação de vulnerabilidade social permaneçam dentro de sala de aula e que concluam, com êxito, os períodos letivos de seus cursos. Tratam-se dos auxílios de transporte, de alimentação, das bolsas de apoio à formação e auxílios eventuais e especializados, implantados, no ano passado, pela Direção Geral do Campus. Em suma, sua missão é consolidar o direito de todo estudante de ter condições de permanecer na escola e ser tratado com igualdade, respeitando-se as diferenças, e possibilitando a todos uma formação consistente e compatível com as atuais exigências da sociedade.

Além disso, o Setor trabalha em visitas domiciliares, pareceres sociais e estudo de caso de situação socioeconômica dos alunos. Outra atividade desempenhada pelo Setor diz respeito à orientação destinados aos responsáveis dos estudantes, que podem recorrer a informações sobre questões sociais e, posteriormente, no encaminhamento aos órgãos responsáveis, como a Secretaria Municipal de Assistência Social. Nos anos anteriores, por exemplo, o Setor, base primordial da Coordenação de Assistência Estudantil (Coaes), teve uma atuação imprescindível na garantia da meia-passagem na capital potiguar para os estudantes dos campi São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Ceará-Mirim do IFRN.

Quantitativo em 2019

Apesar de ajustes na matriz orçamentária do IFRN em 2019 – como anunciado a nossa reportagem, no ano passado, enquanto atuação na Reitoria, pelos pró-reitores da Prodes e Proad, Marcos Oliveria e Juscelino Azevedo, respectivamente –, Noelma Guimarães garante que os recursos para a assistência estudantil estão garantidos. Pelo contrário, ela nos informou que houve um pequeno aumento no montante destinado às ações, fruto do trabalho de gestão desempenhado no planejamento de finanças do Campus São Gonçalo do Amarante.

No passado, 275 alunos foram atendidos pelo auxílio transporte. É importante ressaltar que, desse valor, são considerados as mobilidades e não o saldo total de atendimentos. Em outras palavras, 275 pessoas passaram pelo auxílio transporte, movimentando saídas, desistências, novas entradas e outras situações. No auxílio alimentação, 322. Nas bolsas de apoio à formação profissional, por sua vez, 52.

O edital de 2019 está previsto para ser publicado no início do ano letivo, aguardando autorização pela Reitoria. Por isso, os estudantes interessados em renovação ou aqueles que estão entrando na instituição devem estar atentos aos prazos estabelecidos pelo processo e aos documentos exigidos para comprovação da situação econômica.

Novos desafios

Noelma contou que, em 2019, espera atender ao máximo de alunos nos programas de auxílio.  “As expectativas é atender o público de forma que o Setor evite situações de evasão escolar, situações de rendimento acadêmico insatisfatório. Nesse sentido, nossas expectativas, todo ano, são renovadas, podendo contribuir com os estudantes”, contou.

Com exclusividade, disse à reportagem que, em breve, o Setor abrirá novo processo seletivo para estagiário de nível superior em Serviço Social.

Equipe e atendimento

O Setor de Serviço Social conta, atualmente, com a servidora Noelma Guimarães e Carina Lilian Fernandes Pinheiro, que se encontra em capacitação profissional. Em cooperação técnica, Sonayle Abgail Nascimento da Silva, do Campus João Câmara do IFRN, atua durante dois dias na semana.

O atendimento do Setor de Serviço Social é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Quer entrar em contato com o Serviço Social?  Telefone: (84) 4005-4111 - Ramal 7418.

Acesse os episódios da série Por Dentro do Campus:

Episódio 1 - Pro Dentro do Campus: Setor de Saúde e o compromisso com a qualidade de vida dos nossos alunos

servidores