NUPPE

Núcleo de Prática em Projetos de Edificações participa de Congresso na UFRN

Apresentação aconteceu nessa quinta-feira (28), no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicada em 28/06/2018 Atualizada há 12 meses

Alunos e professores apresentam resultados do NUPPE

Diante de um público curioso que transita entre os pavilhões de exposições do VIII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado em Natal, entre os dias 28 e 30 de junho, integrantes do Núcleo de Prática em Projetos de Edificações (NUPPE) do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN apresentaram os resultados de atividades que fortalecem as práticas de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Entusiasmados, Yuri Gabriel e Matheus Rocha, alunos do curso Integrado em Edificações, contaram que o momento não só contribuiu para a dinamização do projeto, como também fortaleceu o compromisso do IFRN em apresentar à sociedade civil os resultados das atividades que são desenvolvidas nas práticas de ensino, pesquisa e extensão. “É um momento muito gratificante, porque saímos do campus para mostrar que o IFRN, enquanto instituição pública, não fica parado, divulgando as ideias e os projetos”, contou Yuri.

O NUPPE do Campus São Gonçalo do Amarante, com três anos de atuação, funciona regularmente prestando serviço à comunidade em situação de vulnerabilidade social. Na prática, são desenvolvidas atividades relacionadas a projetos arquitetônicos, por meio das quais são levantadas irregularidades e gargalos, propondo ideias e soluções que otimizam os processos burocráticos de legalização de imóveis.

Nesse sentido, o Núcleo, atualmente, atende vinte projetos e conta com uma equipe formada por três arquitetos e urbanistas, seis engenheiros civis e doze alunos do curso de Edificações. As atividades de análise e compreensão dos projetos são os fios condutores que contribuem, de um lado, para a formação prática dos estudantes, de outro, para a consolidação das ações de extensão desenvolvidas pelo Campus São Gonçalo do Amarante.

De acordo com Gabriela Barbosa Bruno, coordenadora do curso, o NUPPE vem crescendo proporcionalmente ao desenvolvimento da cidade de São Gonçalo do Amarante, promovendo oportunidades e a integração entre teoria e prática. “Os alunos derrubam os muros do Instituto e têm um contato direto com os desafios do mundo do trabalho”, revelou.

IFRN no CBEU Natal 2018

Em sua oitava edição, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária acontece, entre 28 e 30 de junho, concomitantemente com a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O evento, cuja temática discute os contextos e as possibilidades da extensão na sociedade, faz parte das comemorações dos 60 anos da UFRN, contando com exposições de estandes, apresentações de pôsteres, mesas-redondas, cirandas de saberes, oficinas e palestras.

O IFRN expõe as atividades, desenvolvidas nos últimos anos, no campo da extensão, por meio de apresentações nas modalidades de pôster e estande.

extensao