Você está aqui: Página Inicial / Campi / São Gonçalo do Amarante / Notícias / NEABI realiza palestra com tema "A mulher negra na literatura"
EVENTO

NEABI realiza palestra com tema "A mulher negra na literatura"

24/07/2019 - A palestra acontecerá na sexta (26)

NEABI realiza palestra com tema "A mulher negra na literatura"

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI/IFRN - convida toda a comunidade sãogonçalense para homenagem em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional Tereza de Benguela, celebrados no dia 25 de julho. A atividade contará com a presença da poeta, filósofa e escritora Jeovânia P., a qual ministrará a palestra  "A mulher negra na literatura". O evento acontecerá no dia 26 de julho de 2019, no auditório principal do Campus, a partir das 15 horas.

 

Sobre a luta das mulheres negras

A atividade promovida pelo NEABI do Campus São Gonçalo do Amarante é uma ação vinculada ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data surgiu em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Na ocasião, foi criada a Rede de mesmo nome e estabeleceu-se o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

Em 2014, a Lei nº 12.987, de 25 de julho de 2014, também institucionalizou nesta data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza, líder quilombola do século 18, no Vale do Guaporé, em Mato Grosso, foi um símbolo de resistência e liderança para as mulheres negras no Brasil. 


Sobre a palestrante

Jeovânia P. tem formação nas áreas de Letras e Filosofia, além de experiência no campo do teatro, onde dirigiu o espetáculo poético-teatral "Descontraindo a poesia" (Projeto Aldeia SESC/PB), e da poesia, sendo autora de títulos como Palavras Poéticas (2016) e Poeticamente Entre Versos & Bocas, ambos lançados pela editora Ixtlan.

Ações do documento

Página em carregamento