Exame de Seleção

Meu Amigo no IF comemora aprovação de participantes do projeto

Aulas regulares foram ministradas para candidatos do Exame de Seleção 2017

Publicada em 22/12/2016 Atualizada há 1 ano

Aline Bezerril é uma das alunas que participaram do projeto coordenado pelo prof. Fellipe Arrais

Em 2014, o IFRN São Gonçalo do Amarante pôs em prática um projeto que visava à divulgação dos processos seletivos destinados ao ingresso nos cursos técnicos integrados da instituição. Nascia, então, o Meu Amigo no IF, uma iniciativa que envolvia alunos e servidores para incrementar o “corpo a corpo” com os estudantes do município e de cidades do entorno que estavam concluindo o ensino fundamental, com o intuito de promover os exames de seleção do IFRN.

No início, o projeto de extensão consistia em visitas periódicas a escolas da região. Aos estudantes cabia a missão de realizar as inscrições dos alunos visitados no processo seletivo. Divididos em equipes, eles participaram de uma gincana onde o objetivo era conquistar o maior número de inscritos.

Em sua primeira edição, o Meu Amigo no IF resultou em um incremento de 28% no número de inscrições no exame de seleção, saltando de 861, registradas no ano anterior, para 1.108.

Atualmente, o projeto tem novo perfil e, além da divulgação do processo seletivo, ação que conta com o apoio do Grêmio Estudantil Sérvulo Teixeira, também está promovendo aulões preparatórios para o certame. As atividades contemplam revisões periódicas e resoluções de exercícios com professores do campus das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Fellipe Arrais, neste ano cerca de 250 alunos acompanharam as aulas ministradas. A ação repercutiu na aprovação 65 integrantes do Meu Amigo no IF no Exame de Seleção 2017. “Desse total, 49 passaram nos cursos do Campus São Gonçalo do Amarante e os outros 16 em outros campi da região metropolitana”, explica o prof. Arrais.

Aprovação

Participante dos aulões desta edição, a estudante Aline Bezerril obteve êxito no processo seletivo e ingressará no curso Técnico Integrado em Logística do IFRN-SGA. A aluna da Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada em Extremoz-RN, tomou conhecimento das atividades do Meu Amigo no IF através da mãe, que trabalha em SGA, realizou a inscrição e frequentou regularmente as aulas.

“Ter participado do projeto me ajudou bastante, porque eu não tinha muita base nessas disciplinas e os conteúdos repassados pelos professores foram valiosos, assim como a oportunidades de tirar dúvidas”, comenta Aline. A nova aluna do IFRN aguarda com expectativa o início das aulas no semestre letivo 2017.1. “Será muito bom estar aqui no IFRN de São Gonçalo. Isso me ajudará a progredir através dos meus estudos”.

extensao