SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

IFRN-SGA realiza exposição sobre o Dia da Consciência Negra

Organizada pelos alunos na disciplina de Artes Visuais, mostra acontece até o dia 23 de novembro

Publicada em 20/11/2018 Atualizada há 1 ano

Alunos expõem seus trabalhos durante a I Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN-SGA

Os alunos do primeiro e segundo ano do curso técnico em Informática realizam, durante a I Semana de Ciência e Tecnologia do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, a exposição sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O projeto faz parte da disciplina de Artes Visuais e tem coordenação do professor João Damasceno.

Os temas apresentados, no corredor da Sala de Videoconferência, abordam temáticas relacionadas à religiosidade afro e empoderamento negro, com as quais os alunos propõem novas leituras e análises. O projeto apresenta não só o trabalho de renomados artistas da cultura negra, como também propõe uma intervenção sobre a culinária afro brasileira.

Para João Damasceno,  professor de Artes Visuais e coordenador da exposição, os demais alunos e servidores do Campus terão a oportunidade de conhecer melhor elementos da cultura afro-brasileira, dando destaque às diferentes manifestações artísticas. “O objetivo do trabalho é destacar aspectos da cultura afro enquanto elemento intrínseco às nossas próprias vivências”, relatou.

A exposição será realizada entre os dias 20 e 23 de novembro, podendo ser apreciada no corredor da Sala de Videoconferência.

Dia da Consciência Negra

Comemorado em todo território nacional, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares. A data ressalta a importância do povo negro na construção da sociedade brasileira e destaca a luta contra o racismo, a intolerância às religiões de matriz africana e à cultura afro-brasileira.

Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN-SGA

Entre os dias 19 e 20 de novembro, ocorre a I Semana de Ciência e Tecnologia do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. O evento conta com uma intensa programação, distribuída entre diversos momentos que compõem o I WEPEx (Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão), o II SETIC, o LOGIF e o Dia do Técnico em Edificações. A edição conta com o tema da Semana de Ciência e Tecnologia 2018: ciência para a redução das desigualdades.

extensao
pesquisa